Calendário de vacinação contra raiva, para cães e gatos da Cidade do Rio, RJ

UTILIDADE PÚBLICA

Começou hoje, 26 de Setembro, a campanha vacinação contra a raiva em cães e gatos da Cidade do Rio de Janeiro e se estenderá até o dia 02 de Dezembro.
Mas atenção: A cada semana, a vacinação ocorrerá em uma determinada região da cidade, sempre das 9h às 16h. 

A raiva pode matar, tanto os animais de estimação quanto seus donos, e vacinar cães e gatos é a única maneira de controlar a doença. Vale ressaltar que esta vacinação é gratuita. 

Confira as datas e locais de vacinação:


Vacinação contra raiva

 Do dia 26 até o dia 30 de setembro, haverá 15 pontos de vacinação espalhados pelos bairros de Santa Cruz, Paciência, Sepetiba. De 3 a 7 de outubro, a vacinação acontece na AP 5.2, nos bairros de Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Inhoaíba, Cosmos, Campo Grande e Santíssimo.

 Do dia 10 a 14 de outubro a vacinação ocorrerá nos bairros de: Bangu, Senador Camará, Vila Kenedy, Realengo, Jardim Bangu, Padre Miguel e Sulacap.

No período de 17 a 21 de outubro, a vacinação será nos bairros: Itanhangá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Curicica, Gardênia Azul, Tanque, Taquara, Jacarepaguá, Anil, Cidade de Deus, Praça Seca, Vila Valqueire, Vargem Grande e Vargem Pequena.

De 24 a 28 de outubro, será nos bairros:  Campinho, Cavalcanti, Osvaldo Cruz, Marechal Hermes, Cascadura, Costa Barros, Parque Anchieta, Pavuna, Guadalupe, Honório Gurgel, Fazenda Botafogo e Barros Filho.

O último dia de outubro e o primeiro dia de novembro ficam reservados para os bairros:  Cachambi, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Méier, Rocha, Sampaio e São Francisco Xavier.

No período de 8 a 11 de novembro , a vacinação acontece nos bairros:  Ramos, Maré, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Penha, Penha Circular, Ilha do Governador, Galeão, Portuguesa e Jardim Guanabara.

De 14 a 18 de novembro, nos bairros:  São Cristóvão, Vasco da Gama, Andaraí, Vila Isabel, Tijuca, Alto da Boa Vista e Grajaú. 

No período de 21 a 25 de novembro, a vacinação será nos bairros:  Largo do Machado, Flamengo, Laranjeiras, Botafogo, Leme, Copacabana, Gávea, Rocinha, São Conrado e Vidigal.

E, de 28 de novembro a 2 de dezembro, os bairros: Centro, Cidade Nova, Rio Comprido, Bairro de Fátima, Santa Teresa, Estácio, Santo Cristo, Caju e Estácio, encerrarão a campanha de vacinação no Rio.

Confira os endereços completos em:
http://prefeitura.rio/documents/4144698/0506539f-6f07-40a8-a81d-eb56fc5ad604

 Após o término da campanha, a vacinação vai continuar em dois postos permanentes, que ficam no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, localizado na Av.Bartolomeu Gusmão, 1120, em São Cristóvão, e no Centro de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho, localizado no Largo do Bodegão, 150, em Santa Cruz.
Para maiores detalhes, verificar em : 1746 ou http://www.rio.rj.gov.br/web/vigilanciasanitaria/exibeconteudo?id=6428927.

Quem ama o pet, vacina


Cuidados  na hora de levar os pets para vacinar:

Por medida de segurança os cães devem ser levados aos postos em coleiras.
Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia, e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira.

Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36 hS após a aplicação. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição.

O que é a raiva?

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Segundo a Prefeitura do Rio, a raiva está sob controle há mais de 25 anos no Rio, mas ainda oferece risco à população, pois a cidade conta com um número alto de morcegos, cachorros e gatos, principais transmissores do vírus.

O que fazer se for mordido por uma animal?

Caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, deve lavar o local machucado imediatamente, com água e sabão. Ao mesmo tempo, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima, onde receberá os primeiros cuidados e será encaminhada para uma das unidades especificas que funcionam como polo de profilaxia da raiva. Se possível, isolar o animal por 10 dias, para ver o grau de manifestação da doença, e informar se tem dono e o endereço onde habita.


(Fonte da informação:  Prefeitura do Rio de Janeiro)


Comentários