CERVO SAMBAR ?

Cervo Sambar - são mortos para retirar seus chifres.
Cervo macho adulto com chifres ainda em crescimento

 Não, ele não samba !

Cervo Sambar - Trata-se de um animal alto e com grandes chifres que, apesar de grande raramente é avistado. "Sambar", só nas mãos de caçadores, que os matam para retirar seus chifres.




 O cervo sambar move-se silenciosamente pela floresta e foge ao menor sinal de perigo, mas se for apanhado, pode mesmo combater um cão que o esteja a atacar com coices rápidos. É também um forte nadador, atravessa com facilidade os rios enquanto se desloca na floresta em busca de alimento.

Seus chifres caem anualmente e novos chifres maiores crescem antes do cio seguinte, têm ouvidos altamente sensíveis que rodam independentemente para identificar sons fracos. Seu pelo curto torna-se espesso na estação mais fria, nos machos o pelo pode formar uma crina densa em volta do pescoço e nos quartos dianteiros, a sua cauda é castanha escura por cima e branca por baixo e é usada para afugentar moscas das patas traseiras, apresenta pernas longas e delgadas que permitem andar agilmente na floresta ou correr rapidamente caso for necessário.

confecção de objetos artesanais; como facas, punhais e outros.
Faca - cabo feito com chifre de cervo sambar
Mesmo com essas defesas, o cervo sambar é altamente caçado, pois seus dentes e chifres são usados na confecção de objetos artesanais; como facas, punhais e outros. Sua carne também é apreciada por muitos.

Curiosidades: 
O cervo sambar pode viver até os 25 anos. Forma grupos que definem territórios. O macho e a fêmea vivem separados a maior parte do ano. É um animal herbívoro, sendo que os machos trocam sua galhada anualmente.


Acasalamento
No início da estação seca, os machos entrelaçam os chifres em provas sangrentas, o vencedor marca o seu território borrifando urina, deixando excrementos e gravando troncos de árvores com os chifres, emite sons e um forte odor das suas glândulas para atrair as fêmeas, cada fêmea dá á luz uma única cria no início da estação das chuvas, a cria não consegue andar até ao quarto dia, depois do qual fica sempre próxima á progenitora.

Características: 
O adulto pode pesar de 160 a 280 quilos e mede de 1,65 a 2,5 metros. Sua cor é marrom avermelhada. Gestação: 230 a 240 dias. Número de filhotes: 1. Alimentação: Folhas de árvores, gramíneas, ervas, ração, frutas e verduras.
Cervo macho adulto
O adulto pode pesar de 160 a 280 quilos e mede de 1,65 a 2,5 metros. Sua cor é marrom avermelhada.
Gestação: 230 a 240 dias.
Número de filhotes: 1.
Alimentação: Folhas de árvores, gramíneas, ervas, ração, frutas e verduras.

FICHA TÉCNICA DO CERVO SAMBAR:
Nome científico: Cervus unicolor.
Nome em inglês: Sambar
Ordem: Artiodactyla.
Família: Cervidae.
Habitat: Campos e Florestas.
Alimentação: Herbívoro.

Nome científico: Macropus fuliginosus.
Nome em inglês: Western Gray Kangaroo
Ordem: Diprotodontia.
Família: Macropodidae.
Habitat: Florestas e campos.
Distribuição geográfica: Nativo da Índia, Paquistão, Burma, Sri Lanka, Filipinas, Sul da China e Taiwan. Foi introduzido também na Nova Zelândia, na Austrália e na Flórida.
Chifres extraídos de cervos, usados na composição de peças artesanais
Mesmo com essas defesas, o cervo sambar é altamente caçado, pois seus dentes e chifres são usados na confecção de objetos artesanais; como facas, punhais e outros. Sua carne também é apreciada por muitos.
Caçador exibindo cervo recém abatido
Sua carne também é apreciada por muitos.
Cervo abatido 

Comentários