COMO AS BORBOLETAS SE ALIMENTAM

 COMO SE ALIMENTAM AS BORBOLETAS E MARIPOSAS 

Enquanto as lagartas se alimentam incansavelmente de folhas, as borboletas se alimentam apenas de líquidos .

Das quatro fases de vida das borboletas e mariposas, em apenas dois deles é que ela se alimentam; na fase de larva(lagarta) e na fase adulta(borboleta). E algumas alimentam-se apenas na fase de larva.

Após o período em que estiveram envoltas em seus casulos, já ao término da  metamorfose, e  fora do casulo, ela passa a ter um outro tipo de alimentação, que pode  ser ingerido apenas na forma líquida e é sugado através de tubos que cumprem a função de boca do inseto.  -  https://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/
Borboleta sugando seu alimentando
As lagartas nascem de um ovo, do qual ela faz das cascas o seu primeiro alimento. Em seguida, passam a devorar a planta na onde nasceram e, quando param de comer, é porque  já acumularam energia suficiente e estão preparadas para a sua fase adulta da vida.

Após o período em que estiveram envoltas em seus casulos, já ao término da  metamorfose, e  fora do casulo, ela passa a ter um outro tipo de alimentação, que pode  ser ingerido apenas na forma líquida e é sugado através de tubos que cumprem a função de boca do inseto.


 Há ainda as borboletas que, devido ao aparelho bucal atrofiado, simplesmente, não se alimentam na sua fase adulta. Do que elas vivem ? Elas sobrevivem  -  http://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/
Borboleta com sua a espirotromba recolhida
A maioria das borboletas se alimenta do néctar que colhem das flores, mas há também as que se alimentam de pólen, néctar de frutas, seiva de árvores , lama, e outras alimentam-se de esterco de animais.E pasme, há as que se alimentam até de carcaças de animais, de sangue, lágrimas, secreção nasal e suor!

Há ainda as borboletas que, devido ao aparelho bucal atrofiado, simplesmente, não se alimentam na sua fase adulta. Do que elas vivem ? Elas sobrevivem da energia que acumularam ao longo de sua fase de lagarta.
Como as lagartas comem vorazmente, e como há borboletas que vivem pouquíssimo tempo, 2 semanas no máximo, então, provavelmente, são essas que não precisam se alimentar na fase adulta.




Borboletas e mariposas não possuem uma boca propriamente dita, mas sim, um aparelho bucal localizado na parte inferior da cabeça.  Elas, assim com todos os insetos lepidópteros, possuem um aparelho bucal, formado por maxilas, e entre elas, a espirotromba, que é adaptada para sucção, e permanece enrolado quando não está em uso. Esse órgão corresponderia à língua da borboleta.



https://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/
Órgão sugador da borboleta meio enrolado
 A maioria das borboletas se alimenta do néctar que colhem das flores, mas há também as que se alimentam de pólen, néctar de frutas, seiva de árvores , lama, e outras alimentam-se de esterco de animais, e pasme, até de carcaças de animais .   - httsp://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/
Borboletas sugando sais minerais da lama







Comentários