LOBO GUARÁ - O maior canídeo da América do Sul

Lobo Guará
Tímido e arredio, ele não ataca o homem, somente rosna quando acuado. 

Características: Mede até 1,45 m e pesa em torna de 23 quilos. Até os 3 meses tem pelo marrom-escuro quase negro, com as pontas das orelhas e da cauda brancas. Após essa idade sua pelagem muda para castanho-avermelhado, pernas e dorso tornam-se pretos e a ponta da cauda permanece esbranquiçada.
 tímido e arredio. Não ataca o homem, somente rosna quando acuado. 
É o maior canídeo da América do Sul, não havendo diferenças significativas no peso de machos e fêmeas. É um animal difícil de confundir com os outros canídeos sul-americanos, por causa de suas longas e finas pernas, densa pelagem avermelhada e grandes orelhas. A forma esguia da espécie provavelmente é uma adaptação ao deslocamento em áreas abertas cobertas por gramíneas

Características: Mede até 1,45 m e pesa em torna de 23 quilos. Até os 3 meses tem pelo marrom-escuro quase negro, com as pontas das orelhas e da cauda brancas. Após essa idade sua pelagem muda para castanho-avermelhado, pernas e dorso tornam-se pretos e a ponta da cauda permanece esbranquiçada.
É o maior canídeo da América do Sul, não havendo diferenças significativas no peso de machos e fêmeas. É um animal difícil de confundir com os outros canídeos sul-americanos, por causa de suas longas e finas pernas, densa pelagem avermelhada e grandes orelhas.
Lobo guará - Pelagem castanho-avermelhado, pernas e dorso pretos e a ponta da cauda esbranquiçada.

O formato da cabeça se parece com o de uma raposa. O focinho é esguio e as orelhas são grandes. Entretanto, o crânio é semelhante ao do lobo (Canis lupus) e do coiote (Canis latrans). O crânio também apresenta uma proeminente crista sagital. O dente carniceiro é reduzido, os incisivos superiores pequenos e os caninos longos. Como os outros canídeos, tem 42 dentes.

O formato da cabeça se parece com o de uma raposa. O focinho é esguio e as orelhas são grandes. Entretanto, o crânio é semelhante ao do lobo (Canis lupus) e do coiote (Canis latrans).
Lobo guará - Formato da cabeça semelhante ao de uma raposa.



Gestação: 63 a 65 dias.
Número de filhotes: 02 em média.
Alimentação: pequenos mamíferos e aves, frutas.

Curiosidades: É tímido e arredio. Não ataca o homem, somente rosna quando acuado. É o maior e considerado o mais belo canídeo da América do Sul. Os filhotes nascem com 340 a 430gr e se desenvolvem rápido. Em cativeiro podem viver até 15 anos.
lobo-guará - É tímido e arredio. Não ataca o homem, somente rosna quando acuado. É o maior e considerado o mais belo canídeo da América do Sul
Lobo guará - Habita os Campos e Cerrados da América do Sul.
Alerta: Devido à caça predatória e à destruição de seu habitat, este animal está ameaçado de extinção.
Nome científico: Chrysocyon brachyurus.
Nome em inglês: Maned Wolf.
Ordem: Carnivora.
Família: Canidae.
Habitat: Campos e Cerrados.
Distribuição geográfica: Centro-Oeste do Brasil, Paraguai, Leste da Bolívia e Norte da Argentina.


Comentários