Morcegos - Interações Ambientais, Alimentares e Humanas

Morcegos - Interações Ambientais e Alimentares, Riscos oferecidos ao homem e Prevenções . 

 Os morcegos são animais encontrados nas florestas, campos e cidades, E, se por um lado eles são de suma importância para o equilíbrio ambiental, por outro, o convívio com os humanos exige certos cuidados preventivos. Daí a ser importante conhecermos seus hábitos para a promoção de uma convivência pacífica e segura para ambos.

Os morcegos são animais encontrados nas florestas, campos e cidades, E, se por um lado eles são de suma importância para o equilíbrio ambiental, por outro, o convívio com os humanos exige certos cuidados preventivos. Daí a ser importante conhecermos seus hábitos para a promoção de uma convivência pacífica e segura.

Morcegos - Interações Ambientais e Alimentares, Riscos oferecidos ao homem e Prevenções


Morcegos e o meio-ambiente 


- Interações Ambientais e Alimentares, Riscos oferecidos ao homem e Prevenções
Morcego se alimentando de um gafanhoto
Os morcegos são animais considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados. Em ecossistemas naturais, eles promovem a polinização das plantas e a dispersão das sementes de diversas plantas, podendo, inclusive, recuperar áreas desmatadas. Os morcegos insetívoros são considerados de grande importância ecológica, uma vez que auxiliam no controle de insetos noturnos, tanto em áreas rurais quanto urbanas. Fazem parte da fauna brasileira e, portanto, são protegidos pela Lei Federal 9.605/98 (lei do Meio Ambiente). Sua perseguição, caça ou destruição são considerados crimes.


Transmissão de doenças por morcegos


Os morcegos são animais considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados. Em ecossistemas naturais, eles promovem a polinização das plantas e a dispersão das sementes de diversas plantas, podendo, inclusive, recuperar áreas desmatadas. Os morcegos insetívoros são considerados de grande importância ecológica, uma vez que auxiliam no controle de insetos noturnos, tanto em áreas rurais quanto urbanas.
Doenças transmitas por morcegos
Mesmo sendo de muito valor para o ecossistema, os morcegos podem causar doenças. Eles não costumam atacar. Porém, podem morder quando perturbados ou indevidamente manipulados. Se estiverem infectados, podem transmitir a raiva, que é uma doença grave e que pode ser fatal na ausência de pronto atendimento. Morcegos com raiva podem apresentar mudanças de comportamento, como voos fora dos horários habituais, agressividade e falta de coordenação motora.
O morcego hematófago é o principal transmissor da raiva para bovinos e equinos, ao. Os morcegos não hematófagos também podem se infectar com o vírus da raiva pelo contato com morcegos infectados.

. Raiva: doença viral transmitida por morcegos principalmente em áreas rurais.
. Histoplasmose: doença respiratória causada por fungos que se desenvolvem nas fezes dos morcegos acumuladas nos abrigos.
Características

• São os únicos mamíferos que possuem capacidade de voar, devido à transformação de seus braços e dedos em asas.
• Estão presentes em todos os continentes, não sendo encontrados nos polos. Em geral, são pequenos, na grande maioria não excedendo 100 gramas.
• Apresentam hábitos crepusculares e noturnos, e parte significativa das espécies orienta-se pela ecolocalização, emitindo sons em alta frequência inaudíveis ao homem. Esses sons, ao encontrarem um obstáculo, retornam em forma de ecos, que são captados pelos ouvidos dos animais, possibilitando sua orientação.


Prevenção de Doenças Transmitidas Por Morcegos


Nunca tente tocar em morcegos que eventualmente entrem em casa ou apareçam caídos no chão. Neste caso, imobilize o animal numa caixa virada para baixo e o mantenha preso. Em seguida, entre em contato com o Instituto de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses para o recolhimento do animal. • Em caso de ataque a pessoas,
Morcegos não devem ser tocados pelo homem
• Nunca tente tocar em morcegos que eventualmente entrem em casa ou apareçam caídos no chão. Neste caso, imobilize o animal numa caixa virada para baixo e o mantenha preso. Em seguida, entre em contato com o Instituto de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses para o recolhimento do animal.
• Em caso de ataque a pessoas, procure orientação médica imediata nas unidades de saúde que fazem o tratamento antirrábico humano. No caso de agressão a animais domésticos, procure um centro de zoonoses .
• Umedeça, remova e acondicione as fezes desses animais na limpeza de locais fechados. Utilize sempre luvas e máscara.
• É preciso vedar juntas de dilatação dos prédios e fechar forros de sótãos e residências, ou qualquer abertura por onde os animais possam entrar e se abrigar.
• Solicite a poda de árvores em ruas muito arborizadas onde existam colônias de morcegos causando incômodos.

Classificação dos morcegos conforme a alimentação

Onívoros: utilizam vários tipos de alimentos (frutos, folhas, néctar, insetos e pequenos animais). • Frugívoros: comem os mais variados frutos, como mangas, amêndoas, goiabas, bananas e frutos silvestres. É muito comum vê-los em cidades se alimentando em mangueiras e amendoeiras.
Morcego Frugívoro - comendo banana 
• Hematófagos: são os famosos morcegos vampiros, que se alimentam exclusivamente de sangue de animais vertebrados (aves e mamíferos).
• Onívoros: utilizam vários tipos de alimentos (frutos, folhas, néctar, insetos e pequenos animais).
• Frugívoros: comem os mais variados frutos, como mangas, amêndoas, goiabas, bananas e frutos silvestres. É muito comum vê-los em cidades se alimentando em mangueiras e amendoeiras.
• Nectarívoros / Polinívoros: são morcegos que, assim como os beija-flores (aves), alimentam-se de néctar e do pólen produzidos por muitas flores. São chamados morcegos beija-flores.
• Insetívoros: alimentam-se de insetos, como mosquitos, besouros, gafanhotos e mariposas.
• Carnívoros: caçam pequenos animais vertebrados, como ratos, pássaros, lagartos e até outros morcegos.
• Piscívoros: comem pequenos peixes.

VEJA TAMBÉM:
MORCEGOS - MITOS, LENDAS E CRENÇAS
RAPOSA VOADORA OU MORCEGO GIGANTE - Os maiores do mundo

Anatomia externa do morcego - folha nasal, orelha, propatágio, antebraço, polegar, terceiro dedo, quarto dedo, quinto dedo, tíbia, pé, uropatágio
Anatomia externa do morcego - folha nasal, orelha, propatágio, antebraço, polegar, terceiro dedo, quarto dedo, quinto dedo, tíbia, pé, uropatágio

 Nectarívoros / Polinívoros: são morcegos que, assim como os beija-flores (aves), alimentam-se de néctar e do pólen produzidos por muitas flores. São chamados morcegos beija-flores.
Morcego coletando pólen e néctar 

Nectarívoros / Polinívoros: são morcegos que, assim como os beija-flores (aves), alimentam-se de néctar e do pólen
Morcego nectarívoro / Polinívoro com a cabeça dentro de uma flor enquanto se alimenta

(Informações técnicas pesquisadas em: Wikipédia, Prefeitura do Rio,)

Comentários