Smilodon ou Tigre dentes de sabre

Smilodons - Felino pré-histórico que percorriam a América do Sul e Norte 


Smilodon é um gênero extinto de felídeo . É o mais conhecido dos dentes-de-sabre e viveu durante o Pleistoceno , mais especificamente, Smilodons percorriam a América do Sul e Norte entre cerca de 700.000 anos a 11.000 anos atrás . Vários fósseis foram encontrados em La Brea.
Tigre dentes de sabre


Características do felino

Três espécies do gênero são conhecidas, e os portes deles variam.

Acima de tudo, o smilodon era mais robusto do que qualquer felídeo moderno, com membros anteriores excepcionalmente desenvolvidos e com longos caninos. Sua mandíbula tinha uma abertura maior que a dos felídeos modernos e os caninos superiores eram compridos e frágeis, sendo adaptados a um ataque preciso . Tais atributos fizeram do smilodon um caçador especializado em grandes herbívoros como bisões e camelops.

Tigre dentes de sabre
O smilodon provavelmente viveu em habitats florestados que permitia formar emboscadas. Sua preferência em caçar grandes mamíferos pode ter sido causa de sua extinção. Existe discussão se as espécies do gênero eram animais sociais. Comparações entre respostas de predadores vocalizações de perigo e a prevalência de feridas cicatrizadas sugerem que era um animal social, enquanto que seu pequeno cérebro sugeria que era um animal solitário. Alguns fósseis mostram sinais de Espondilite anquilosante, traumas e artrite. O smilodon foi extinto há 10 000 anos.

O tamanho deste tipo de felino era bastante variável, sendo que a espécie de maior porte, o Smilodon populator, chegava a medir mais de 3 m no que se refere ao comprimento, pesando aproximados 900 kg. Em termos comparativos, o animal tinha mais robustez e era maior do que um leão na fase adulta.

Em outro aspecto, o felino era exclusivamente carnívoro, e os dentes caninos superiores que lhe deram o nome controverso de tigre-de-dente-de-sabre tinham medidas que chegavam a até 50 cm de comprimento. Suas mandíbulas apresentavam uma articulação especial, permitindo uma abertura em ângulo de 95 graus. Ou seja, era um dos maiores predadores de seu tempo.

Espécies

Tigre dentes de sabre
Smilodon fatalis (1,6 Ma - 900.000 anos) - Américas do Norte e Central;
Smilodon fatalis californicus;
Smilodon fatalis floridus;
Smilodon gracilis (2,5 Ma - 500.000 anos) - América do Norte;
Smilodon populator (1 Ma - 10.000 anos — o maior membro do gênero) - América do Sul;
Smilodon neogaeus.

Nota:
Apesar de serem mais conhecidos pelo nome "Tigre-de-dentes-de-sabre", o Smilodon não pertence a mesma espécie do tigre.






Fontes:
http://www.infoescola.com/animais/tigre-de-dente-de-sabre/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Smilodon
Tigre dentes de sabre

Comentários