Jasmim-da-itália, Mata-vaca, Estrela de belém, Arrebenta-boi, Cega-olho (Hippobroma Longiflora)

Plantas que coleto entre os matos e concretos da cidade


Peguei essa plantinha florescendo no cantinho de uma escada úmida e sombreada. Se não tivesse com flor, dificilmente teria chamado a minha atenção. Só depois fiquei sabendo que não é uma plantinha inocente. [Vídeo da planta no fim da postagem.]

No início, eu não fazia ideia, mas, depois de pesquisar bem sobre a planta, pra saber como cuidar, fiquei sabendo que ela é muito tóxica, tanto que não deve ser manipulada sem o uso de luvas.  Mas aí eu já tinha mexido bastante na planta sem preocupações. Contudo, não me percebi com qualquer tipo de reação alérgica.
Estrela de belém, Cega-olho
Como sempre faço com as plantas adultas, que são arrancadas sem o torrão, retirei as mudas ao longo do caule para dar mais força a planta. Plantei tudo, as mudinhas enraizaram facilmente, e a planta mãe, embora tenha sentido um pouco a mudança, se recuperou depois. Agora, seis meses depois, todas continuam muito bem.

  No início, eu não fazia ideia, mas, depois de pesquisar bem sobre a planta, pra saber como cuidar, fiquei sabendo que ela é muito tóxica, tanto que não deve ser manipulada sem o uso de luvas.
Mas aí eu já tinha mexido bastante na planta sem preocupações. Contudo, não me percebi com qualquer tipo de reação alérgica.





O Jasmim-da-itália é uma planta herbácea, de 20 à 30 cm. de altura, que produz flores vistosas de cor branca.  Embora seja uma planta de uso medicinal, é considerada tóxica, prejudicial ao gado e aos humanos.
 jasmim-da-itália, Estrela de belém
Mesmo assim, não me desfiz da planta. Porque, de certa forma ou em algum grau, a maioria das plantas podem ser tóxicas. Então, entendo que é preciso aprender a lidar com esse fato, convivendo da melhor forma possível com ele.

O Jasmim-da-itália é uma planta herbácea, de 20 à 30 cm. de altura, que produz flores vistosas de cor branca.
Embora seja uma planta de uso medicinal, é considerada tóxica, prejudicial ao gado e aos humanos.
Possui toxinas com efeitos psicoativos em pequenas doses e com efeitos desagradáveis, incluindo vômitos, paralisia muscular e tremores quando em doses mais altas.
Ao manipular  a planta, é importante usar luvas: a seiva é um irritante que pode ser absorvido pela pele, e uma pequena quantidade de seiva nos olhos pode causar cegueira.  Portanto, não façam uso dessa planta sem a orientação de alguém experiente e confiável!
Arrebenta-boi, Mata-vaca
Ao manipular  a planta, é importante usar luvas: a seiva é um irritante que pode ser absorvido pela pele, e uma pequena quantidade de seiva nos olhos pode causar cegueira.
Portanto, não façam uso dessa planta sem a orientação de alguém experiente e confiável!


Alguns dos nomes populares são: Arrebenta-boi, Mata-vaca, jasmim-da-itália, Estrela de belém, Cega-olho. E os nomes científicos aceitáveis são: Isotoma Longiflora, Hippobroma Longiflora, Lobetia Longiflora.

Comentários

  1. Estáplanta nasce mto em meu quintal.sempre admirei a sua delicada flor, agora estou antenada com ela vou Tomar mto cuidado pois tenho crianças e animais.Infelizmente destruir.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia achei que era comestível só não passei mal porque senti em meu coração para não comer antes de pesquisar .Na minha orta tem muito dessa planta eu tinha até lavado pra salada mas deixei na cozinha.Realmente a gente tem alguém que protege.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que perigo! Mas que bom que veio o livramento. Amém Jesus.

      Excluir
  3. Sua flor possui um cheiro agradável por isso achei que era ornamental. Nasceu no meu quintal. Quando pesquisei me assustei pois manuseei suas folhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez ela seja mais perigosa para pessoas alérgicas, mas é sempre bom estar informado.

      Excluir
  4. Gente, eu tinha dado uma pequena mordida em uma pétala, minha língua começou a arder, o que faço???

    ResponderExcluir
  5. Nasceram muitas aqui na minha horta, ainda bem que fui pesquisar, sempre faço isso

    ResponderExcluir

Postar um comentário