Suculenta Huernia Keniensis - Como Cuidar

 Suculenta Huernia Keniensis - Sempre no Sol e com pouca água.


Suculenta Huernia Keniensis - 08/2018
E, em um ano, olha a evolução dela! Apesar do Inverno e da chuva, ela não pára de florir.
Suculenta mais fácil de cuidar, eu ainda não vi. Nem cacto, que eu achava ser a planta mais fácil do mundo, é tão simples quanto ela, já perdi vários 😣!
Finalmente encontrei a minha planta, ela não morre por nada! 😃Rsrs. Fica a dica! 😉

O detalhe é que essa belezinha caiu nas minhas mãos por acaso; eu estava comprando cactos, que são a minha paixão, mas, como não havia espécies diferentes das que eu já tinha, acabei trazendo a huernia, e foi só por ela ter essa aparência espinhenta de cactos. Mas não demorou nada, eu já estava apaixonada por ela!💓💓💓

Sempre no Sol e com pouca água. E, em um ano, olha a evolução dela! Apesar do Inverno e da chuva, ela não pára de florir.  Suculenta mais fácil de cuidar, eu ainda não vi. Nem cacto, que eu achava ser a planta mais fácil do mundo, é tão simples quanto ela, já perdi vários 😣!  Finalmente encontrei a minha planta, ela não morre por nada! 😃Rsrs.   Fica a dica! 😉
 Suculenta Huernia Keniensis + cactos e outras suculentas - 08/18
Embora ela seja uma planta rústica e de solos secos e áridos, é lógico que a gente não se deve chegar botando essas plantas produzidas em estufas logo pra torrar no Sol, nem deixá-las eternamente sem água, tem que ir aos poucos adaptando ao novo clima e controlando as regas.







Veja Também: Como Salvar Huernia Keniensis Quebrada [Vídeo]

Pra quem é iniciante, ansioso ou fica na dúvida quanto a molhar ou não as suculentas e os cactos, uma boa ideia é ter em mente o fato de que, mata-se mais essas plantas pelo excesso de água que pela falta. Então, na dúvida, opte por não molhar, adie seus planos por alguns dias. Pode ter certeza que não será nesse período sem água que irá matá-las, elas aguentam muuuito mais!

Lógico que a gente não deve chegar botando essas plantas produzidas em estufas logo no Sol, tem que adaptar ao novo clima primeiro, nem podemos deixá-las eternamente sem água.
Suculenta Huernia Keniensis + cactos e outras suculentas - 08/18


Pra quem é iniciante, ansioso ou fica na dúvida quanto a molhar ou não as suculentas e os cactos, uma boa ideia é ter em mente o fato de que, mata-se mais essas plantas pelo excesso de água que pela falta.
Suculenta Huernia Keniensis + cactos e outras suculentas - 07/18




Quanto a adaptação ao clima ensolarado, muita calma nessa hora! Comece com um pouco de Sol fraco e por pouco tempo, pouco mesmo! Vá aumentando lentamente e observando sempre a reação da planta. Se ela responde positivamente, prossiga, senão, retroceda ao estágio anterior e respeite sempre o tempo e a vontade dela.
Mas lembre-se que suculentas são plantas de Sol, e podem ficar muito debilitadas quando privadas de seus raios. Para elas, Sol é saúde e vida!


Suculenta Huernia Keniensis - 08/2018
INFORMAÇÕES TÉCNICAS 
- Huernia keniensis é uma suculenta originária da África, mais especificamente da Quênia.
Pra quem é iniciante, ansioso ou fica na dúvida quanto a molhar ou não as suculentas e os cactos, uma boa ideia é ter em mente o fato de que, mata-se mais essas plantas pelo excesso de água que pela falta.
Suculenta Huernia Keniensis - 05/18
 - As flores, com cinco lóbulos, em forma de sino, que surgem nas "axilas" da planta (local onde ela se ramifica), e são cor de vinho escuro. A floração ocorre na maior parte do ano.
- A planta não alcança mais que 15 cm de altura, no entanto, ramifica-se fartamente, formando uma bela touceira.
 - Tolera tanto o sol-pleno quanto meia sombra. Desenvolve-se bem em solos arenosos e bem drenados. Como possui reserva de água em seu interior, suporta longos períodos de seca.
- A Huernia keniensis é uma suculenta da família das Asclepiadaceae. E conhecida também como Flor-Dragão, Flor-Dragão-do-Quênia,  Huérnia do Quênia, Dragon-Flower e Fantasma. 

Então, na dúvida, opte por não molhar, adie seus planos por uns dois dias, no mínimo. Pode ter certeza que não será esse curto período sem água que irá matá-las, elas aguentam muuuito mais!
Suculenta Huernia Keniensis - 05/18
Então, na dúvida, opte por não molhar, adie seus planos por uns dois dias, no mínimo. Pode ter certeza que não será esse curto período sem água que irá matá-las, elas aguentam muuuito mais!
Suculenta Huernia Keniensis - 05/18


Quanto a adaptação ao clima ensolarado, muita calma nessa hora! Comece com um pouco de Sol fraco e por pouco tempo, pouco mesmo!
Suculenta Huernia Keniensis - 04/18

Quanto a adaptação ao clima ensolarado, muita calma nessa hora! Comece com um pouco de Sol fraco e por pouco tempo, pouco mesmo!
Suculenta Huernia Keniensis - 10/17

Se ela responde positivamente, prossiga, senão, retroceda ao estágio anterior e respeite sempre o tempo e a vontade dela.  Mas lembre-se que suculentas são plantas de Sol, e podem ficar muito debilitadas quando privadas de seus raios. Para elas, Sol é saúde e vida!
Suculenta Huernia Keniensis - Primeira flor - 10/17
Vá aumentando lentamente e observando sempre a reação da planta. Se ela responde positivamente, prossiga, senão, retroceda ao estágio anterior e respeite sempre o tempo e a vontade dela.
Suculenta Huernia Keniensis - Primeira flor - 10/17



Veja também: Muito mais sobre os cacto, as suculentas e as agaves

Comentários

  1. Olá
    O que fazer se uma parte dela partir ?
    Tenho uma q ao crescer e dar varios talos partiu e estou tentando recuperar para que não morra.
    Espero ansiosa uma resposta com sua ajuda !
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá, visitante!

    Então, essa suculenta que enraíza facilmente, mas as vezes a muda mela. Pra evitar esse problema, dê preferencia pra plantar mudas inteiras, sem cortes....ou seja, destaque as mudas na parte em que os galhos se encontram, assim não causa ferimentos e diminui o contato da terra com o interior da planta.

    Você também pode fazer o enraizamento plantando em terra ou areia seca, deixe assim por alguns dias e só então começa a regar. Ela tem água suficiente pra se manter viva por um bom tempo, e vai evitar que mele.

    No caso de planta já enraizada, é só replantar normalmente e aguardar que ela se recupere.

    Como ela tem histórico de quebras, experimenta plantá-la em um vaso com espaço suficiente para as mudas se apoiarem na terra e evitar que se quebrem.

    Fico daqui na torcida pra sua planta se recuperar logo. Eu também fico nervosa quando as minhas se acidentam.
    Desculpe a demora com a resposta, só agora vi seu comentário.
    Espero ter ajudado, mas se ainda houver dúvidas, entre em contato, se estiver a meu alcance, será um prazer ajudar.
    Beijos e tudo de bom pra você e suas lindinhas.

    ResponderExcluir
  3. Mais sobre o tema em vídeo
    https://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/2019/02/como-recuperar-e-fazer-mudas-de-hernias.html

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei ao certo se minha plantinha é dessa espécie, ela era verde e a uns 4 meses está roxa e com aspecto apodrecido,mas as raízes estão enormes e fortes. Já tentei deixar no sol, fora, molhar mais, molhar menos, e ainda não sei o que ela gosta.

    ResponderExcluir
  5. Olá, visitante!

    O ideal seria que soubéssemos a espécie e melhor ainda a variedade. Mas, vamos lá.

    A situação que você descreveu pode ser por diversas causas e ter diversas consequências. E pode nem ser um problema e não ter consequência alguma.

    Como a sua planta vem sobrevivendo a 4 meses com essa coloração, é provável que isso não a esteja afetando negativamente, do contrário ela já teria morrido.

    O principal é ver se a planta está com folhas ou caules melados ou com aquela aparência de aguada, murcha, molenga ou algo desse tipo. Se for assim, com certeza é um problema! Do contrário, pode ser uma mudança natural da sua planta.

    É comum acontecer das suculentas ganhem tons alaranjados, avermelhados ou arroxeados, mas isso só acontece se já for uma característica de espécie ou da variedade, ou se for pela exposição constante ao sol pleno.

    Depois do calor escaldante e do sol de rachar que tivemos na última primavera/verão, é natural que algumas as plantas expostas sejam afetadas por essa intensidade solar toda.

    A minha huernia amarelou certa vez, e foi por excesso de sol. Depois de ter passado meses e meses sob sol forte o dia todo e com pouca água, o caule principal dela acabou sofrendo, ficou amarelado e enfraquecido. Tive de replantar os outros galhos e o afetado não rebrotou, morreu.

    É comum também acontecer de algumas plantas definharem por cima e continuarem com as raízes boas. Quando é assim, pode surgir novas mudas por baixo.

    Se você acha que é um caso de podridão, seria bom cortar as partes afetadas e passar um cicatrizando no corte.

    E, se a sua planta tiver partes boas pra fazer mudas, pode ser interessante garantir o plantio de algumas mudinhas.


    Quanto a deixar mais ou menos ao sol, com mais ou menos água, tente o meio termo. Economize na água e no sol, deixando na meia sombra e com menos regas.

    Evite as mudanças constantes, algumas plantas ficam confusas e não respondem bem a tanta mudança de lugar e de clima.


    Bom, é difícil entender o que acontece assim, sem ver e sem ter mais detalhes. Ainda assim, espero ter podido ajudar em algo.

    Espero que a sua planta fique bem logo, e se eu puder ajudar em algo mais, sigo à disposição.

    Deixarei meu email, sinta-se à vontade para enviar foto da planta.

    gomessm3@gmail.com

    Deixo também este link com outras informações: https://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/2019/02/como-recuperar-e-fazer-mudas-de-hernias.html

    ResponderExcluir
  6. Oi, por favor me ajude! Eu comprei uma huernia keniensis para mim a umas três semanas, mas sai de viagem por uns quatro dias, e quando voltei ela estava meio caidinha e murcha. Então coloquei água bela e pus no sol. Mas ela foi ficando meio amarelada, então coloquei de novo água e pus no sol novamente para ver se ela nelhorava, mas agora uma parte desta está completamente amarelada e murcha! O que eu devo fazer pra salvar ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi algumas das huernias com esse mesmo aspecto amarelo e meio murcho . Não sei exatamente o que causa isso, mas é possível que seja efeito do sol. Embora as minhas estejam bem adaptadas e fiquem no sol, parece que tem época que não suportam muito bem o sol pleno não.
      De certo é que plantas recém chegadas de floricultura não devem ir direto pro sol, precisam ser adaptadas primeiro .
      Deixe ela à meia-sombra, talvez ajude na recuperação.
      Também não deixe a terra seca por longos períodos não.
      Fora tudo isso, o inverno não é uma boa época pras plantas, principalmente para algumas suculentas . Elas entram em dormência e podem ficar bem feias.
      Sugiro, também, que , podendo separar alguma muda dela, que o faça. Assim você multiplica as chances de salvar alguma muda dela.
      Está é uma suculenta de fácil cultivo e ela vai se recuperar, fico na torcida por ela, e à disposição para o caso de poder ajudar em algo mais.
      Qualquer dúvida, pergunte.

      Excluir
  7. A minha tá começando a apodrecer o q eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Corte as partes boas , aplique canela, própolis ou algo de sua preferência para cicatrizar e proteger o corte, ou apenas deixe secar naturalmente. Depois replante as mudas, mantendo elas à meia-sombra, com a terra levemente úmida.
      Quanto às partes afetadas, provavelmente, não terão salivação, mas veja se deixando a terra mais seca ela se recupere.
      Fico daqui na torcida pela recuperação da sua lindinha.
      Podendo ajudar em algo mais, fico à disposição.
      Uma ótima semana a ti. Bjos.

      Excluir
  8. Bom dia,
    Ganhei uma desta, um galho está comprido e molengo mas bem verde. Porque da moleza, o que devo fazer?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Iara.
      Desculpe a demora com a resposta, ainda não tinha visto seu comentário.
      Bom, talvez essa moleza seja falta de sol.
      É difícil dizer com certeza, mas cuidado com o excesso de água e ataque de fungos.
      Grata pela visita e volte sempre.
      Abraços.

      Excluir
  9. Quanto tempo demora pra ela abrir os botões
    Estão assim a algum tempo
    Botões , botões e nada de abrir as flores .. contando os dias p ver a cor e como são !!
    Obrigada 🙏🏼

    ResponderExcluir
  10. Não demora muito não.
    Nunca contei os dias exatos , mas acho que leva cerca de até uma semana entre o surgimento e a abertura do botão.
    Sendo realmente a Huernia meninos, costuma ser mais ou menos isso.
    Contudo, pode ser que sua seja uma espécie diferente.
    Digo isso porque Huernia, Órbeas e Stapelias são muito parecidas, principalmente as duas primeiras.

    ResponderExcluir
  11. Oláaa...vrndo aqui,seus comentários à respeito da Huérnia keniensis.Ganhei uma(mudinha de uma outra!)...faz mais de 7 meses!Já abriram várias flores lindas!(pequenos "sininhos"mas à uns dois meses atrás...observei uma delas(são 7 ao todo!)Que começou a envergar(tudo bem,até aí!)Mas passou a mudar de cor!Está com um aspecto de amarronzado e murcha!(seca!)O que dêvo fazer?Retiro ela do vaso?Parece...que ela é separada das outras!E...as demais...estão saudáveis!Com aparência de cor verde e com botões!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Talvez seja apenas essa muda que está morrendo.
    Essa planta, ao menos as minhas, parecem não durarem muito a longo prazo. De tempos em tempos, amarelam e morrem mesmo. Vejo muito isso acontecer com as minhas.
    Por isso estou sempre fazendo novas mudas delas.
    Na dúvida, separe a muda afetada, e observe as outras, principalmente as mais antigas, para o caso de começarem a ter o mesmo problema.
    Como nunca vi as minhas sendo atacadas por pragas ou doenças, mas ainda assim, morrendo de tempos em tempos, penso que elas sejam de ciclo de vida anual ou bianual.

    Desculpe a demora com a resposta, e desejo sucesso bo cultivo da sua Huernia.
    Grata pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Eu ganhei uma e nem sabia a espécie nem nada e nunca tinha visto uma parecida até que achei aqui.. em pouco tempo ela cresceu e começou a nascer um monte de uma só e eu fiquei chocada.. mas vi que elas dão flores mas a minha nunca deu...

    ResponderExcluir
  14. Olá, minha huernia está amarelada, mas não está mole e nunca floresceu, sempre rego ela com a técnica do palito pra ver se o solo está seco, o que devo fazer para recuperá-la? Pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma tendência dessa Huérnia amarelar e morrer...tem que fazer mudas das hastes saudáveis pra nao perder tudo.

      Excluir
  15. Minha planta está ficando amarelada, qual será o motivo?

    ResponderExcluir
  16. Alguém sabe me dizer se essa suculenta pode matar pássaros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao encontrei qualquer informacao ou comentário nesse sentido.

      Excluir
  17. Boa noite, a minha está roxa e murchando , está até bem fina , tentei menos água, mais sol e vice versa ,porem não volta...mas está cheia de botões...o que será que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roxa e murcha eu ainda nao vi... mas uma tendência dessa Huérnia amarelar e morrer...tem que fazer mudas das hastes saudáveis pra nao perder tudo.

      Excluir
  18. A minha está amarelando, o que devo fazer?

    ResponderExcluir

Postar um comentário