Como Recuperar e Fazer mudas de Huérnias Quebradas

Essa postagem é sobre a dúvida de uma leitora que recebi no meu blog e a  resposta que enviei a ela. Estou postando aqui porque pode ser a dúvida de outras pessoas também.
Eu também fico aflita quando minhas plantas se acidentam e não sei o que fazer. Então, aqui está um pouco do que aprendi com a minha Huérnia Keniensis.

O que fazer para recuperar uma suculenta Huérnia, que cresceu, ramificou e se partiu  Primeiramente, se a planta tem histórico de ramificar e quebrar, pode ser que a suculenta esteja recebendo pouca luz solar e ficando fraca para se manter de pé. 
Ou pode ser que ela esteja com pouco espaço para se espalhar e se apoiar dentro do vaso.
Nesse caso, experimente plantá-la em um vaso com espaço suficiente para que as mudas repousem sobre a terra, e assim, evitar que fiquem penduradas e se quebrem.

Quanto a replantar as partes quebradas da Huérnia
Estas são suculentas que se enraízam facilmente, contudo, as vezes a muda mela no contato com o substrato ou terra, principalmente, quando há cortes não cicatrizados.

Pra evitar esse problema, dê preferencia pra plantar mudas inteiras, sem cortes ou outros ferimentos não cicatrizados. Ou seja, destaque as mudas na parte em que os galhos se encontram, assim não causa ferimentos na planta e diminui o contato da terra com o interior da planta.

Não sendo possível destacar dessa forma, plante o pedaço da planta apenas depois de ocorrer a cicatrização do local ferido.
Para cicatrizar, basta deixar a planta em local seco e arejado, e para ajudar nesse processo, é recomendado usar canela em pó, própolis ou algum outro produto que proteja o ferimento.

Uma outra opção, que gosto muito, é plantar as mudas ainda não cicatrizadas em areia seca, deixando que ela cicatrize e enraíze naturalmente, usando apenas sua umidade interna. As suculentas tem água suficiente pra se manterem vivas por um bom tempo.

No caso da parte enraizada da planta, é bom cuidar do local ferido. Basta evitar de molhar o local, mas usar um cicatrizante pode acelerar na recuperação, e logo a planta estará linda novamente.

Espero ter podido esclarecer as dúvidas, mas se ainda faltar algo, entre em contato que, sendo algo que esteja a meu alcance, será um prazer ajudar.

http://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/2018/08/suculenta-huernia-kenienses-como-cuidar.html

Comentários