LEITE DE POMBO - O QUE É ISSO ?

Leite de pombos - Alguns podem estar se perguntando; desde quando pombo amamenta??!! Digo logo que não. Pombos não amamentam !! Ainda assim eles produzem uma substância semelhante ao leite. O que seria esse leite, então ?



Leite de pombos ou leite de papo
Pombo alimentando os filhotes 
Leite de pombo é uma secreção espessa, semelhante à coalhada,  produzida por pombos para alimentar seus filhotes recém-nascidos.  

Como funciona a produção desse "leite de pombo ou leite de papo"?


Leite de pombo é uma secreção espessa, parecida com coalhada,  produzida pelos pombos que estão prestes a terem seus filhotes, e é utilizada para
Anatomia interna dos pombos
Todas as aves possuem papo, que é uma dilatação no esôfago, situado logo do abaixo do pescoço. É ali que os alimentos são armazenados e permanecem , aguardando o início do processo de digestão. Essa armazenagem permite uma diminuição da frequência de refeições 
O papo também permite a regurgitação de alimentos previamente digeridos para os filhotes.
No entanto, esse ainda não é o processo de produção do chamado leite de pombos. 






Embora todas as aves possuam papos capazes de regurgitar alimentos, nos pombos, mais precisamente naqueles que se encontram em período de incubação, ocorre a produção do que chamamos de leite de pomba.  

Essa secreção , popularmente denominada leite de pombo, pode ser produzida, também,  por flamingo e alguns pinguins
Pombo 
Enquanto chocam seus ovos, ocorre o espessamento do revestimento interno do papo do casal de pombos. Pouco antes dos filhotes saírem dos ovos, estas células desprendem-se, formando o "leite de pomba", uma substância semelhante à uma coalhada, que é rico em proteína e gordura, e que é regurgitado para os filhotes. Assim os pais podem alimentar seus filhotes recém-nascidos mesmo em épocas de dificuldades alimentares, apenas mais adiante é que outros alimentos passam a ser regurgitados na boca dos filhotes. 

Essa secreção , popularmente denominada leite de pombo, pode ser produzida, também,  por flamingos e alguns pinguins .

Saiba mais sobre as aves 



Comentários