RAPOSA VOADORA OU MORCEGO GIGANTE - Os maiores do mundo

RAPOSA VOADORA - O MAIOR MORCEGO DO MUNDO 

os morcegos gigantes são conhecidos popularmente como raposas voadoras, devida a assemelhar-se com uma raposa. Mesmo com todo esse tamanho e aparência, eles se alimentam de frutas.
Morcego gigante ou raposa voadora - Indonésia 
 Pense em uma criatura peluda, mal-encarada, com a cabeça semelhante a de um cachorro, medindo 2 metros de uma ponta à outra da asa, voando sobre a sua cabeça. Nada legal, né ?! Pois assim são as raposas voadoras ou morcegos gigantes.

Pense numa criatura peluda, mal-encarada, com a cabeça semelhante a de um cachorro, medindo 2 metros de uma ponta à outra da asa, voando sobre a sua cabeça. Nada legal, né ?! Pois assim são as raposas voadoras ou morcegos gigantes.
Morcego gigante encontrado nas Filipinas
Chegando a medir 2 metros de envergadura, os morcegos gigantes são conhecidos popularmente como raposas voadoras, devida a assemelhar-se com uma raposa. Mesmo com todo esse tamanho e aparência, eles se alimentam de frutas.
E, diferentemente do que ocorre com outras espécies, esse grande morcego não se utiliza do sentido de ecolocalização e guia-se unicamente visão bem desenvolvida. Para conseguir comida podem voar até 50km em uma só noite.
Vive em bandos que podem chegar a ter milhares de indivíduos. O grupo possui uma hierarquia, onde os machos dominantes ocupam os galhos mais altos das árvores, em seguida vêm os machos restantes, e por último as fêmeas.

Os morcegos gigantes são encontrados na África, Oceania e Ásia. Na América Latina também há morcegos gigantes, no entanto, eles não alcançam os dois metros de envergadura, mas sim, a metade disso.




MORCEGO GIGANTE DO BRASIL

Já no Brasil, o maior morcego já encontrado é o  morcego-fantasma-grande(Vampyrum spectrum ),ele mede 1 metro de uma ponta à outra das asas e pesa pouco mais de 230g.
Apesar no nome científico se referir a um morcego do tipo vampiro, a espécie Vampyrum spectrum, na verdade, é carnívora, se alimentando principalmente de aves, roedores e até outros morcegos, mas não de sangue.

O MENOR MORCEGO DO MUNDO
O menor morcego do mundo é o morcego-nariz-de-porco-de-kitti Craseonycteris tonglongyai, com somente 2 gramas e 3 cm quando adulto. Ele vive na Tailândia e Myanmar.
Morcego-nariz-de-porco-de-kitti - O menor  do mundo 
O menor morcego do mundo é o morcego-nariz-de-porco-de-kitti (Craseonycteris tonglongyai), com somente 2 gramas e 3 cm quando adulto. Ele vive na Tailândia e Myanmar.






Ficha Técnica da raposa voadora:

Classe: Mamífero Hábitos alimentares: Frugívoro Longevidade: 30 anos. Dieta: Frutas e néctar. Tamanho: Até 2m de envergadura. Peso: 1,5kg. Distribuição geográfica: Sudeste da Ásia. Habitat: Florestas tropicais e pântanos. Status de conservação:  Ameaçado.
Raposa voadora encontrada na Indonésia
Nome científico: Pteropus giganteus
Classe: Mamífero
Hábitos alimentares: Frugívoro
Longevidade:
30 anos.
Dieta:
Frutas e néctar.
Tamanho:
Até 2m de envergadura.
Peso:
1,5kg.
Distribuição geográfica:
Sudeste da Ásia.
Habitat:
Florestas tropicais e pântanos.
Status de conservação:
Ameaçado.
As mudanças climáticas afetam a espécie e o declínio desta impacta outras tantas, já que as raposas voadoras são dispersoras de sementes e polinizadoras de árvores nativas.

Veja também:MORCEGOS - MITOS, LENDAS E CRENÇAS

As mudanças climáticas afetam a espécie e o declínio desta impacta outras tantas, já que as raposas voadoras são dispersoras de sementes e polinizadoras de árvores nativas.
Morcego da Ilha de Java 
Classe: Mamífero Hábitos alimentares: Frugívoro Longevidade: 30 anos. Dieta: Frutas e néctar. Tamanho: Até 2m de envergadura. Peso: 1,5kg. Distribuição geográfica: Sudeste da Ásia. Habitat: Florestas tropicais e pântanos. Status de conservação:  Ameaçado.
Raposa voadora encontrada na Indonésia















E, diferentemente do que ocorre com outras espécies, esse grande morcego não se utiliza do sentido de ecolocalização e guia-se unicamente visão bem desenvolvida. Para conseguir comida podem voar até 50km em uma só noite.   Vive em bandos que podem chegar a ter milhares de indivíduos.
Cobra Píton gigantesca, devorando morcego gigante 



Veja também:

(Informações técnicas pesquisadas em:
http://www.aquariodesp.com.br/novo/morcego, Wikipédia,https://noticias.terra.com.br/ciencia, e outros)

(Fonte das imagens: pesquisa do Google)


Comentários

  1. Moço(a), seu blog parece ser bem legal e, aparentemente, você tem um grande interesse pela vida selvagem. Mas há um problema nesta postagem: basta observar os braços do animal da foto para perceber que não se trata de um morcego. Esse animal é um lêmure voador, um animal que, assim como os morcegos, têm sua ordem própria, a ordem Dermoptera. Essa ordem possui uma única família, chamada de Cynocephalidae. Esses animais, ao contrário dos morcegos, não são capazes de voar como insetos, aves, morcegos e aviões. Eles apenas planam, como esquilos-voadores e asas-delta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caro visitante...
      Talvez o erro esteja na segunda foto. Observando melhor percebo que esta pode realmente se tratar do animal ao qual você se refere, o lemore "voador".
      No mais, creio que a matéria esteja correta. Concorda?
      Se puder, dê uma olhada nessa matéria e veja se precede : https://www.youtube.com/watch?v=Yf33Liplrbg

      Grata pela participação...o blog se completa com a colaboração dos leitores e, em havendo o que corrigir ou a acrescentar, estamos sempre abertos a fazê-lo.
      Seja sempre bem-vindo.

      Excluir

Postar um comentário