Smilodons - Felino pré-histórico que percorriam a América do Sul e Norte
Smilodon é um gênero extinto de felídeo . É o mais conhecido dos dentes-de-sabre e viveu durante o Pleistoceno , mais especificamente, Smilodons percorriam a América do Sul e Norte entre cerca de 700.000 anos a 11.000 anos atrás . Vários fósseis foram encontrados em La Brea.
Tigre dentes de sabre |
Características do felino
Três espécies do gênero são conhecidas, e os portes deles variam.Acima de tudo, o smilodon era mais robusto do que qualquer felídeo moderno, com membros anteriores excepcionalmente desenvolvidos e com longos caninos. Sua mandíbula tinha uma abertura maior que a dos felídeos modernos e os caninos superiores eram compridos e frágeis, sendo adaptados a um ataque preciso . Tais atributos fizeram do smilodon um caçador especializado em grandes herbívoros como bisões e camelops.
Tigre dentes de sabre |
O tamanho deste tipo de felino era bastante variável, sendo que a espécie de maior porte, o Smilodon populator, chegava a medir mais de 3 m no que se refere ao comprimento, pesando aproximados 900 kg. Em termos comparativos, o animal tinha mais robustez e era maior do que um leão na fase adulta.
Em outro aspecto, o felino era exclusivamente carnívoro, e os dentes caninos superiores que lhe deram o nome controverso de tigre-de-dente-de-sabre tinham medidas que chegavam a até 50 cm de comprimento. Suas mandíbulas apresentavam uma articulação especial, permitindo uma abertura em ângulo de 95 graus. Ou seja, era um dos maiores predadores de seu tempo.
Espécies
Tigre dentes de sabre |
Smilodon fatalis californicus;
Smilodon fatalis floridus;
Smilodon gracilis (2,5 Ma - 500.000 anos) - América do Norte;
Smilodon populator (1 Ma - 10.000 anos — o maior membro do gênero) - América do Sul;
Smilodon neogaeus.
Nota:
Apesar de serem mais conhecidos pelo nome "Tigre-de-dentes-de-sabre", o Smilodon não pertence a mesma espécie do tigre.
Fontes:
http://www.infoescola.com/animais/tigre-de-dente-de-sabre/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Smilodon
Tigre dentes de sabre |
Comentários
Postar um comentário