POMBOS ORNAMENTAIS - CONHEÇA E ENCANTE-SE !

Buscando acentuar características específicas em cada espécie, a reprodução seletiva deu origem  a pombos  das mais diversas cores, plumagens, tamanhos e posturas físicas, das mais exuberantes, excêntricas e até bizarras.  Alguns deles, de tão diferentes que estão de seus ancestrais, sequer parecem ser pombos, mas sim outras aves.
Pombos ornamentais

Conheça algumas das espécies preferidas dos criadores, expositores e admiradores, e surpreenda-se com esse show de imagens da natureza modificada pelo homem!


Além dos pombos comuns, bem conhecidos de todos nós, encontrados nos campos e cidades de todos os continentes, existem ainda centenas de os pombos ornamentais, ainda desconhecidos por muitos.  Essas raças, obtidas através do processo de reprodução seletiva, ou seleção artificial, foram sendo desenvolvidas por séculos .

Buscando acentuar características específicas em cada espécie, a reprodução seletiva deu origem  a pombos  das mais diversas cores, plumagens, tamanhos e posturas físicas, das mais exuberantes, excêntricas e até bizarras.  Alguns deles, de tão diferentes que estão de seus ancestrais, sequer parecem ser pombos, mas sim outras aves.

No entanto, todas as variedades de pombos ornamentais descendem do pombo doméstico/ pombo comum ou pombo da rocha (o Columba livia) e todos são de origem estrangeira, sobretudo da Europa e Ásia.
Essas aves são, na sua maioria, criadas em cativeiro, pois, devido as características mais acentuadas, encontram dificuldade em sobreviver na natureza.
Existem ainda as espécies exóticas e raras, encontradas na natureza.
Sejam eles, ornamentais ou exóticos, todos com características únicas e especiais.
CONHEÇA E ENCANTE-SE !

POMBO CAUDA-DE-LEQUE

http://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/ Pombo rabo-de-leque ( Indian Fantail) É uma das mais populares raças de pombo. É de origem indiana. Seu nome é dado por causa da sua cauda em forma de leque, que tem entre 30 e 40 penas. Diferente dos demais pombos que tem de 12 a 14.
Pombo rabo-de-leque
Pombo rabo-de-leque ( Indian Fantail)
É uma das mais populares raças de pombo. É de origem indiana. Seu nome é dado por causa da sua cauda em forma de leque, que tem entre 30 e 40 penas. Diferente dos demais pombos que tem de 12 a 14.





POMBO CACHEADO OU FRISADO 


http://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/
Pombo cacheado/frisado
O Pombo Cacheado não tem sua origem bem definida , acredita-se que se originou na Ásia ou Europa. A raça é conhecida pelas ondulações nas penas das asas e dos pés. Sua plumagem pode ser mesclada ou de cor única; preto, branco e marrom .

JACOBINO, CAPUCHINHO, PERUCA OU CABELEIRA 

 Este reúne beleza, elegância e raridade em um só pombo.

JACOBINO, CAPUCHINHO, PERUCA OU CABELEIRA http://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/
POMBO JACOBINO/CAPUCHINHO
Encontrados na Europa por volta do século 16, mas com origem não confirmada, podendo ser da Índia ou Chipre, o Jacobino é bastante popular e criado em todo mundo.

Ele apresentam um capuz que nasce  na parte posterior do pescoço  lembrando uma juba.  Suas cores variam entre o preto, branco, e marrom claro e escuro, podendo apresentar-se combinadas ou apenas na cor branca.
 Os nomes pelos quais ele é conhecido se deve às penas em forma de capuz que recobre sua cabeça, semelhante aos capuzes usados pelos monges ou simplesmente pela plumagem semelhante a cabelos.
Veja mais sobre este pombo.

POMBO PAPO-DE-VENTO INGLÊS (Voorburg Cropper)

Assim são chamados por apresentarem um papo desenvolvido que, quando arrulham, desenvolve-se dando a impressão de uma bola de vento.
 Pombo papo-de-vento

 Assim são chamados por apresentarem um papo desenvolvido que, quando arrulham, desenvolve-se dando a impressão de uma bola de vento. Outra característica bastante peculiar é a sua capacidade de se por elegantemente ereto, quase que totalmente. É de origem inglesa e muito difundidos por todo o mundo. São  difíceis de procriar devido ao seu corpo desajeitado e pés calçados.  Apresentam várias cores. Papo-de-vento, de origem inglesa encontrado também no Brasil. Esse diferente do Hanna não tem plumas nas pernas.Papo-de-vento Hanna - pombo de porte grande com pernas emplumadas.


 BOKHARA TROMPETISTA


As raças trompete de pombo são assim chamadas devido suas vocalizações exclusivas que lembram o som de um trompete.
Trompetista Bokhara 
O Trompetista Bokhara notadamente caracteriza-se por seus longos penachos nos pés e dupla crista que obscurece os olhos do pássaro completamente. As raças trompete de pombo são assim chamadas devido suas vocalizações exclusivas que lembram o som de um trompete.
Existem várias sub-espécies, como: o Tambor Árabe, Tambor de Bokhara, Tambor de Dresden, Tambor de Altenburg, Tambor Inglês e o Tambor de Franconian.


ESPÉCIES EXÓTICAS E RARAS

POMBO COROADO

POMBO COROADO Devido à contínua perda de habitat, sendo mansos e fáceis de caçar para a sua plumas e carne, o Vitória Coroado pombo é avaliado como vulnerável na Lista Vermelha da IUCN de espécie ameaçada
POMBO COROADO Devido à contínua perda de habitat, sendo mansos e fáceis de caçar para a sua plumas e carne, o Vitória Coroado pombo é avaliado como vulnerável na Lista Vermelha de espécie ameaçada


POMBO COROADO Devido à contínua perda de habitat, sendo mansos e fáceis de caçar para a sua plumas e carne, o Vitória Coroado pombo é avaliado como vulnerável na Lista Vermelha da IUCN de espécie ameaçada
O Pombo coroado victoria ou Goura victoria, é uma ave grande, o pássaro pode ser facilmente reconhecido pelas pontas brancas em suas cristas.  Ambos os sexos são semelhantes.


POMBO DE NICOBAR

Pombo-de-Nicobar (Caloenas nicobarica) é um pombo encontrado em pequenas ilhas e nas regiões costeiras das Ilhas Nicobar

 Pombo-de-Nicobar (Caloenas nicobarica) é um pombo encontrado em pequenas ilhas e nas regiões costeiras das Ilhas Nicobar

Pombo-de-Nicobar (Caloenas nicobarica) é um pombo encontrado em pequenas ilhas e nas regiões costeiras das Ilhas Nicobar

tem como característica marcante longas penas na região do pescoço, cauda curta, longas e fortes asas, bico robusto que possui uma carnuda cera na base, plumagem azul-metálico-escuro e asas azul-esverdeado. Fêmeas são ligeiramente menores que os machos. Animais jovens tem cauda de cor escura, geralmente preta.


Comentários