Pitangueira, a nossa árvore "tipo exportação"Embora, seja uma árvore nativa da Mata Atlântica brasileira, a pitangueira viaja o mundo e é encontrada na Europa, África, Caribe, América do Norte, América Central, e aqui, em vários países da América do Sul.
Pitangueira |
A flor da pitangueira é branca, com quatro pétalas e longos bastões, igualmente, brancos que surgem de sua área central.
Cacho de pitanga |
Este fruto não é produzido comercialmente, pois, quando maduro, fica muito mole e danifica-se facilmente com o transporte. Apesar disso, é apreciado no Brasil, por conta de seu sabor marcante, além de ser rico em cálcio.
Pitangueira florida |
Em inglês, o fruto é também conhecido como "pitanga" ou então como brazilian cherry, surinam cherry ou south cherry.
A tradição popular atribui algumas qualidades terapêuticas às infusões feitas com as folhas verdes da pitangueira ("chá" de pitanga ou "chá" de pitangueira).
É uma árvore relativamente rústica, de porte pequeno a médio, com 2 a 4 metros de altura, mas alcançando, em ótimas condições de clima e de solo, quando adulta, alturas acima de 6 metros, e até, no máximo, 12m. A copa globosa é composta de folhas pequenas e verde-escuras, quando amassadas, exalam um forte aroma característico. As flores são brancas e pequenas, tendo utilidade melífera (apreciada por abelhas na fabricação do mel).
Flor da pitangueira |
Pitangas maduras |
(Fontes da pesquisa:.ibflorestas.org.br, wikipedia)
Comentários
Postar um comentário