Vitória-régia, planta típica da região amazônica. Mas também utilizada no paisagismo urbano, tanto em lagos quanto em espelhos d'água.
Sua grande folha pode chegar a 2,5 metros de diâmetro e suportar até 40 quilos se forem bem distribuídos em sua superfície.
Vitória-régia -
É uma planta aquática, que possui uma grande folha em forma de círculo, que fica sobre a superfície da água.
Sua flor, que ocorre do início de março até julho, pode ser branca, lilás, roxa, rosa e amarela. Ela expele uma fragrância noturna adocicada do abricó, e mantém-se aberta até o início da manhã seguinte.
A vitória-régia (Victoria amazonica), é conhecida também como: irupé (guarani), uapé, aguapé (tupi), aguapé-açu, jaçanã, nampé, forno-de-jaçanã, rainha-dos-lagos, milho-d'água e cará-d'água.
Os ingleses que deram o nome Vitória em homenagem à rainha, quando o explorador alemão a serviço da Coroa Britânica Robert Hermann Schomburgk levou suas sementes para os jardins do palácio inglês. O suco extraído de suas raízes é utilizado pelos índios como tintura negra para os cabelos. Também utilizada como folha sagrada nos rituais da cultura afro brasileira e denominado como Oxibata.
(Fonte:wikipedia)
Comentários
Postar um comentário