Conheça a Acraga coa, o animal que mais parece um mineral - Lagarta cristal
Quando se fala de lagartas, pensamos logo em criaturas peludas, espinhosas, horripilantes e indesejadas. Pois bem, essa regra certamente não vale para a Acraga coa, essa lagarta se destaca por parecer mais com uma joia, e não com uma lagarta. E surpreende ainda ao transforma-se em uma borboleta bastante peculiar.
O disfarce e os dispositivos de defesa são presenças constantes nos animais que não se encontram no topo da cadeia alimentar. No entanto, há as formas de rara beleza que, além de cumprir essa missão, ainda nos proporcionam um espetáculo à parte.
É, a natureza cria formas das mais incríveis, inusitadas e tão belas, que encontramos dificuldade em crer que o que estamos vendo é real.
Acraga coa - na sua fase lagarta da vida, seu corpo possui uma cobertura gelatinosa, tendo por baixo, glóbulos em forma de cone sobre o dorso que parecem vidro, com pontas cor-de-laranja, que quebram-se com facilidade e da mesma forma se regeneram.
Essa gelatina ajuda a lagarta a se defender de ataque de predadores, como as formigas que, ao tentarem mordê-la, ficam presas nos cones gelatinosos. Essa defesa, no entanto, é pouco eficiente contra ataques de predadores maiores.
É uma lagarta da família dalceridae, que pode ser encontrada no sul do México , Belize , Honduras , Guatemala , El Salvador , Costa Rica e Panamá .
Na fase adulta (boboleta), o comprimento das asas anteriores é de 12-18 mm para os machos e 19-25 mm para as fêmeas. As cores são amarelas-laranja a vermelho-marrom, com veias amarelas.
(Fonte da pesquisa: wikipedia,.fciencias.com)
Comentários
Postar um comentário