COMO PLANTAR ALHO EM CASA

PLANTANDO ALHO EM CASA

Dizem que quem planta, colhe. Então, que tal colher seu próprio alho, livre de agrotóxicos e a custo zero?
Bom, mas antes de partir para a empreitada do plantio, é bom se informar sobre a planta.

Eis o resumo de tudo que pesquisei:
O alho não é muito exigente quanto ao solo, podendo ser plantado em solos menos férteis, mas o ideal é um solo leve, bem drenado e rico em matéria orgânica. Ele também não exige muito espaço, podendo ser cultivado em canteiros ou vasos, pois a planta não possui raízes profundas, não se espalha pela terra e a planta não ultrapassa os 120 com de altura. O tempo entre o plantio e a colheita do alho varia, dependendo do clima local, da espécie selecionada e do tipo de solo, de 4 a 8 meses.
COMO PLANTAR ALHO EM CASA
 
O alho não é muito exigente quanto ao solo, podendo ser plantado em solos menos férteis, mas o ideal é um solo leve, bem drenado e rico em matéria orgânica.
Ele também não exige muito espaço, podendo ser cultivado em canteiros ou vasos, pois a planta não possui raízes profundas, não se espalha pela terra e a planta não ultrapassa os 120 com de altura.
O tempo entre o plantio e a colheita do alho varia, dependendo do clima local, da espécie selecionada e do tipo de solo, de 4 a 8 meses.

- Clima
O alho pode ser cultivado em diversos climas. No entanto, é necessário que haja um período de frio no início ou na metade de ciclo de cultivo para estimular a formação da cabeça do alho.
O ideal são temperaturas amenas enquanto as plantas crescem, com um período de baixas temperaturas no estágio em que os bulbos devem começar a se formar, seguido de meses mais quentes na época de maturação das cabeças.
Geralmente o plantio é realizado no outono ou no fim do verão.

- Luminosidade
Um cuidado necessário para ter sucesso ao plantar alho é lhe oferecer algumas horas de luz, do nascer ao pôr do sol. Ele precisa receber luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente.

- Irrigação
O alho deve ser irrigado com frequência para que o solo seja mantido sempre úmido durante a fase inicial de crescimento da planta. Diminua a frequência das irrigações quando a estiver crescendo. E suspenda a irrigação cerca de 10 a 20 dias antes da colheita.

- Plantio
O alho pode ser cultivado a partir de sementes, mas é muito mais comum plantar os dentes do alho. Dentes muito finos, danificados ou com sinais de apodrecimento devem ser descartados.

É muito importante plantar os dentes na posição correta, com a parte mais fina do dente voltada para cima. Plante cada dente a uma profundidade de 3 a 5 cm.
O espaçamento pode ser de 10 cm entre as plantas. Mas espaçamentos maiores que esses propiciam que as plantas gerem cabeças maiores. O alho também pode ser cultivado facilmente em vasos e jardineiras. A planta pode atingir de 30 cm a até 120 cm de altura,

A colheita do alho ocorre de 16 a 36 semanas após o plantio, dependendo da cultivar utilizada, da região onde o plantio é realizado, da época do ano, etc. Quando as folhas mais velhas amarelam e começam a secar, é tempo de colher o alho.
COMO PLANTAR ALHO EM CASA
 - Colheita do alho
A colheita do alho ocorre de 16 a 36 semanas após o plantio, dependendo da cultivar utilizada, da região onde o plantio é realizado, da época do ano, etc.
Quando as folhas mais velhas amarelam e começam a secar, é tempo de colher o alho.

As cabeças de alho estão prontas para a colheita quando as folhas mais velhas começarem a amarelar e secar. Arranque a planta inteira, sem destacar as folhas, preferencialmente em dias secos e ensolarados.

- IMPORTANTE:
A cura é o processo em que o alho perde o excesso de água e consiste em deixar os bulbos secando ao sol por alguns dias. Após este período, quando as folhas e a camada externa dos bulbos estiverem completamente secas, os bulbos podem ser armazenados em locais frescos e secos, em tranças, amarrados em varais de madeira ou bambu, ou em bandejas. É importante para a conservação das cabeças de alho mantê-las em ambiente seco e com boa ventilação. As cabeças de alho podem ser armazenadas por até quase um ano, dependendo da cultivar e das condições de armazenagem. Dentes soltos e cabeças danificadas não duram muito tempo

Uma das opções para armazenar o alho é fazer tranças com as próprias folhas da planta e então deixá-las penduradas em local seco e ventilado


Fonte da pesquisa: http://revistagloborural.globo.com, hortas.info/como-plantar-alho, entre outras.

Comentários