PANTERA-NEGRA - JAGUAR - ONÇA-PRETA

ONÇA-PRETA - O GRANDE FELINO DAS AMÉRICAS

Suas patas podem desferir patadas com força equivalente a 200 quilos, bastando-lhe um só golpe para matar o animal que ataca, ou então derrubar presas com quase quatro vezes seu próprio peso. Ao mesmo tempo em que a forte musculatura das pernas traseiras lhe permite saltar distância igual a algumas vezes o seu tamanho, concedendo-lhe dessa forma a rapidez necessária nos momentos em que precisa surpreender a vítima.
PANTERA-NEGRA - JAGUAR - ONÇA-PRETA


Musculosa e extremamente ágil, além de silenciosa e furtiva nas andanças em busca de comida, a onça-preta se vale das garras longas e afiadas que possui, e dos dentes que funcionam como perigosas armas de ataque e defesa, para se colocar entre os predadores mais eficientes do reino animal.

Suas patas podem desferir patadas com força equivalente a 200 quilos, bastando-lhe um só golpe para matar o animal que ataca, ou então derrubar presas com quase quatro vezes seu próprio peso. Ao mesmo tempo em que a forte musculatura das pernas traseiras lhe permite saltar distância igual a algumas vezes o seu tamanho, concedendo-lhe dessa forma a rapidez necessária nos momentos em que precisa surpreender a vítima. O pelo escuro corresponde a uma camuflagem de muita valia na pouca claridade das florestas fechadas, onde a luz solar pouco penetra, o que dá a ela grande vantagem na hora da caça.

Musculosa e extremamente ágil, além de silenciosa e furtiva nas andanças em busca de comida, a onça-preta se vale das garras longas e afiadas que possui, e dos dentes que funcionam como perigosas armas de ataque e defesa, para se colocar entre os predadores mais eficientes do reino animal.
PANTERA-NEGRA - JAGUAR - ONÇA-PRETA
A visão da onça-preta, assim como a de todos os felinos, é mais apurada que a dos humanos. Na escuridão total ela não vê quase nada, mas é capaz de enxergar com muito pouca luz – o equivalente a algo entre 40% e 50% a mais que os humanos. Seus olhos têm uma estrutura que provoca dupla estimulação dos receptores responsáveis pela percepção de cores e formas: os cones e bastonetes (que os felinos, ainda por cima, têm três vezes mais que os humanos).

A onça-preta tem excelente equilíbrio devido ao funcionamento do seu ouvido interno, o que lhe permite corrigir sua posição ainda no ar, para cair no chão apoiando-se sempre nas quatro patas. Capaz de modificar com facilidade seu comportamento para adaptar-se ao meio-ambiente, ela é uma criatura solitária – o que não acontece apenas nas épocas de reprodução -, tão boa nadadora que atravessa os maiores rios com facilidade, trepa em árvores com rapidez e sem a menor dificuldade, comunica-se com exemplares da mesma espécie através da emissão de vários sons, e demarca o seu território de caça, que normalmente abrange uma área de 10 a 40km2, variando de acordo com a disponibilidade de alimento e com cada ecossistema.

Seu sentido de olfato supera o dos seres humanos, e sua língua, coberta com centenas de filamentos finíssimos, desempenha diversas tarefas, como a de retirar a carne dos ossos de suas presas, lavar e pentear a pelagem, secar os pêlos molhados e até para atuar no sistema de controle da temperatura corporal. A onça-preta não mastiga seus alimentos; ela os retalha e engole dessa forma.

Atualmente, devido à caça intensa de que vem sendo vítima em virtude principalmente da beleza de sua pele, a onça-preta está incluída na lista dos animais seriamente ameaçados de extinção.
Fonte:http://www.efecade.com.br/onca-preta/

VEJA TAMBÉM:
Tigre negro - https://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/2017/01/tigre-negro-felinos-fantasticos.html
Tigres devoradores de gente - https://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/2017/01/tigres-os-devoradores-de-gente.html
Tigre branco - https://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/2017/01/tigre-branco.html
Tigre dourado - https://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/2017/01/felinos-fantasticos-tigre-dourado.html

Comentários