SOBRE AS PLANTAS TÓXICAS - EDUCAR PARA PROTEGER

Mas, tem também as plantas que não são tão agressivas nos sintomas e nem tão alardeadas quanto o comigo-ninguém-pode. E essas podem ser mais perigosas, pois, o contato com elas pode ser mais prolongado e, consequentemente, mais danoso.
"Cacto" Candelabro (Euphorbia trigona) Suculenta de seiva tóxica
Muito se fala do perigo do Comigo-ninguém-pode, uma planta altamente tóxica, mas ela não está sozinha!

Plantas tóxicas existem aos montes, elas estão por todos os lugares, de forma que é impossível não termos contato com elas.
Seja nas casas, lojas, consultórios, hospitais, escolas ruas, e em qualquer lugar, tem sempre alguma planta. E não temos como saber, dentre todas elas, quais são tóxicas ou não.
Portanto, já que não podemos evitar a proximidade com as plantas, então, temos que ensinar as crianças a não tocar, quebrar e nem colocá-las na boca.


As plantas com toxinas mais agressivas, soam um alarme avisando, logo ao primeiro contato com as mucosas (boca, olhos), do seu poder tóxico. Assim, o contato ou tentativa de ingestão é interrompido imediatamente, de modo a tornar os danos inexistentes ou minimizados.
Mas, tem também as plantas que não são tão agressivas nos sintomas e nem tão alardeadas quanto o comigo-ninguém-pode. E essas podem ser mais perigosas, pois, o contato com elas pode ser mais prolongado e, consequentemente, mais danoso.
E não podemos esquecer que existe plantas que nem imaginamos ser venenosas.

 praticamente nada pode ser ingerido sem os devidos cuidados.  Sendo assim, mais eficiente que simplesmente eliminar todas as plantas de casa, é não deixar as mais perigosas ao alcance das crianças e estar sempre ensinando que não pode por as plantas na boca.
kalanchoe daigremontianaSuculenta potencialmente tóxica
Até entre as plantas alimentícias e medicinais há o risco de intoxicação.
Dependendo do modo de preparo, da quantidade ingerida e da sensibilidade de cada um, pode haver reações alérgicas.
Tem hortaliças que não podem ser comidas cruas por conta de toxinas armazenadas nas folhas. É necessário fazer o branqueamento (escaldar) antes de ingeri-las.

Ou seja, praticamente nada pode ser ingerido sem os devidos cuidados.
Sendo assim, mais eficiente que simplesmente eliminar todas as plantas de casa, é não deixar as mais perigosas ao alcance das crianças e estar sempre ensinando que não pode por as plantas na boca. Afinal, é impossível não ter contato com as tantas outras plantas existentes no mundo, não é mesmo?!


Número telefônico para´saber quais plantas são tóxicas e outras informações importantes de prevenção e primeiros socorros com intoxicações: 0800-722-6001 - funciona 24hs para todo o Brasil.

Veja e surpreenda-se com o que uma especialista em atendimento médico por intoxicações diz sobre as plantas tóxicas. 






Muito se fala do perigo do Comigo-ninguém-pode, uma planta altamente tóxica, mas ela não está sozinha!  Plantas tóxicas existem aos montes, elas estão por todos os lugares, de forma que é impossível não termos contato com elas.
Café de Salão (Aglaonema)Planta de folhagem tóxicada mesma família da Comigo-ninguém-pode

Comentários