Calangos Tropidurus (lagartixa-de-muro, lagartixa-preta e lagartixa-de-jardim)

CAMALEÕES DO BRASIL  O que define um lagarto como camaleão é a sua capacidade de mudar de cor, a posição dos dedos e a presença de olhos que se movimentam de forma independente.
Calango Tropidurus
Calangos são lagartos do gênero Tropidurus, com mais de uma dezena de espécies, formadas por lagartos de pequeno porte, (cerca de até 30 cm. de comprimento), que vivem geralmente no solo ou em pedreiras.
 Eles são ativos nas horas mais quentes do dia, alimentando-se de alguns artrópodes; formigas, invertebrados, insetos e vermes.

Os calangos são criaturas tranquilas, que quando ameaçadas, procuram se esconder em alguma fenda ou buraco. E, se capturados, ficam imóveis como se estivessem mortos.

Além de calango, esses pequenos lagartos são conhecidos também por catenga, lagartixa-de-muro, lagartixa-preta e lagartixa-de-jardim e/ou outros.
São naturais na América do Sul, incluindo o Brasil, onde se distribuem por quase todo o país, exceto a Região Sul.


Além de calango, esses pequenos lagartos são conhecidos também por catenga, lagartixa-de-muro, lagartixa-preta e lagartixa-de-jardim e/ou outros.  São naturais na América do Sul, incluindo o Brasil, onde se distribuem por quase todo o país, exceto a Região Sul.
Calango Tropidurus
CAMALEÕES DO BRASIL
O que define um lagarto como camaleão é a sua capacidade de mudar de cor, a posição dos dedos e a presença de olhos que se movimentam de forma independente.
Essas característica existem em algumas espécies de lagartos, membros da família Chamaeleonidae, encontrados apenas na África, Ásia e sul da Europa.

No Brasil tem vários lagartos que, em certas regiões, são conhecidos como camaleões ou camaleõezinhos.
Por aqui tem também alguns lagartos que, ainda que discretamente, conseguem mudar de cor. Mas, apesar disso, nenhum deles possui todas as principais características dos camaleões e nem pertencem à família deles (Chamaeleonidae), por isso, não podem ser considerados como camaleões verdadeiros.

Comentários