Não escolha as plantas antes de saber tudo que precisa ser observado no ato da compra!
Nem todo mundo tem o hábito de comprar plantas e assim, não sabe como escolhe-las da melhor forma.
Por isso, estou listando algumas observações relevantes para uma melhor escolha de mudas nas floriculturas e não se arrepender depois.
Como escolher as melhores plantas para comprar |
Antes de tudo, escolha plantas que estejam dentro do seu propósito de cultivo. Para isso, é preciso considerar o espaço disponível, a incidência solar do local e o nível de dificuldade de cultivo da planta desejada.
Vale lembrar que existem as plantas de fácil de cultivo, algumas de média complexidade e as que são bastante exigentes de atenção e cuidados.
Tem as que necessitam de sol pleno, as de meia sombra e as que são cultivadas em sombra total. E ainda, as de regas constantes, moderadas ou bem espaçadas.
E lembre-se; aquela mudinha vai crescer e pode se tornar uma planta bastante espaçosa, portanto, é bom saber do comportamento dela.
Estando tudo de acordo, vamos às compras!
A aparência da planta pode dizer muito da saúde dela. Portanto, fazer uma boa inspeção nela evitará problemas e prejuízos.
Para isso, você precisará de tempo, então, não faça suas compras com pressa. Escolha suas plantas como você escolhe suas roupas, maquiagens, calçados, perfumes. Examinando bem as mudas, sempre sem danificá-las, escolhe com a certeza de estar levando algo que realmente te agradou.
O Que Observar Nas Mudas de Plantas Antes de Comprar
Procure por manchas, pintas, furos e outras deformidades, tanto nas folhas quanto nos caules, isso pode ser sinal de pragas ou doenças.
Fique atento à presença de pozinhos, partes ressecadas ou meladas, excesso de folhas amareladas, secas ou que se soltam facilmente. Com exceção de algumas suculentas naturalmente sensíveis ao toque, e das que como característica da planta, tem um pozinho em sua superfície(a pruína), todos esses sinais podem ser um alerta vermelho para problemas na planta.
Plantas murchas, caidinhas, de aparência frágil ou debilitada, podem não valer o investimento. E, por mais que o preço esteja em conta, ha de se considerar também todas as questões que envolvem a adaptação da planta à nova casa e o risco dela estar contaminada com algo que poderá ser transferido às outras de casa.
Resumindo, em caso de dúvida, não compre.
Quantidade de mudas por vaso
Algumas plantas são vendidas em vasos com diferentes quantidades de mudas, preferindo levar mais mudas e sabendo escolher, você poderá estar comprando mais e pagando o mesmo preço.
Plantas com flores
Prefira as planta que tenham mais botões fechados que abertos, assim você terá flores por mais tempo em casa.
Nomes científicos e nomes populares
Procure saber o nome oficial/científico/botânico da planta em questão, e não apenas o nome popular. Enquanto que o nome oficial é único para cada espécie ou variedade, o nome popular varia de região para região ou até de pessoa para pessoa, tornando a identificação correta da planta muito dificultada.
Como escolher as melhores sementes pra cmprar |
Data de validade e época de semeadura.
Algumas sementes tem época certa para serem plantadas e, dependendo do prazo de validade, poderão não mais estarem férteis na próxima temporada. Portanto, fique atento para não ser pego de surpresa depois.
Condições da embalagem -
Observe o estado da embalagem, verifique se não tem aberturas, umidades ou transparências, esses fatores também interferem na qualidade da semente, podendo até torná-las improdutivas.
Estando tudo em ordem, siga as instruções da embalagem e bom plantio!
Por enquanto é só, pessoal, espero ter deixado alguma dica útil a vocês. E se eu tiver esquecido de alguma coisa, deixe nos comentários, sua dica poderá estar ajudando a outras pessoas.
Até a próxima, e beijos floridos a todos!
Comentários
Postar um comentário