MINHA LAGARTA CYCLOPE

Encontrei essa lagarta e, como ela possui um desenho no alto da cabeça, semelhante a um olho, e como ainda não a identifiquei, apelidei-a de Lagarta-ciclope.


identificação de insetos, lagarta, borboleta, mariposa, planta suculenta, larva de borboleta, natureza, plantas tóxicas, insetos polinizadores, preservação do meio ambiente, fauna e flora, biodiversidade, Naturesa em fatos e fotos.
Minha lagarta ciclope

A lagarta não é minha, é da natureza, mas, como a encontrei na minha planta, estou me dando o direito de chamá-la de minha.

Ela estava devorando as folhas de uma das minhas suculentas que produz seiva leitosa e tóxica, que pode causar irritação na pele e queimadura nas mucosas, a Euphorbia trigona, conhecida como cacto candelabro.

Tentei retirá-la usando uma colher, e ela expeliu um líquido leitoso. Quando vi aquilo na colher,  desisti de mexer com ela. Pensei em veneno, afinal, ela estava se alimentando uma planta venenosa e,  quando é assim, o inseto se torno tóxico também e desinteressante aos predadores.
Pedi ajuda da minha irmã para ajudar a retirar o monstrinho devorador da minha planta.


Nessa segunda vez, ela soltou um líquido verde, mas conseguimos arrancá-la de lá. Sim, tivemos que arrancar, porque essa lagarta tem ventosas nas patas traseira e no final do corpo. E se fixa na planta com essa parte, ficando com a dianteira livre para se movimentar em todas as direções enquanto se alimenta.

Como ela foi encontrada em uma planta tóxica, depositamos ela em outra igualmente tóxica, Euphorbia pulcherrima.

Ela amou a nova casa, está se fartando na Poinsetia ou Planta-do-natal!
Estou deixando ela devorar a minha planta porque ela está precisando mesmo de poda e, enquanto a lagarta estiver lá, eu vou acompanhando seu desenvolvimento. Ela está lá desde o dia 18/05.

Estou buscando mais informações sobre o inseto e, assim que conseguir, posto o resultado da pesquisa.
Caso algum leitor tenha algo a compartilhar sobre o animal, ficarei grata.



identificação de insetos, lagarta, borboleta, mariposa, planta suculenta, larva de borboleta, natureza, plantas tóxicas, insetos polinizadores, preservação do meio ambiente, fauna e flora, biodiversidade, Natureza em fatos e fotos.
Lagarta na Euphorbia trigona
identificação de insetos, lagarta, borboleta, mariposa, planta suculenta, larva de borboleta, natureza, plantas tóxicas, insetos polinizadores, preservação do meio ambiente, fauna e flora, biodiversidade, Naturesa em fatos e fotos.
Lagarta na colher