PSEUDOERÂNTEMO - Uma Planta de Folhagem e Flores Ornamentais

PSEUDOERÂNTEMO (Pseuderanthemum carruthersii variegatum) 

 Além da sua bela folhagem, de cor verde com variegação branca, também chama muita atenção a floração desse arbusto. 


Contrariando o comportamento da maioria das folhagens ornamentais, que produzem flores nada interessantes, o pseudoerântemo produz flores que são tão ornamentais quanto as suas folhas. 

O pseudoerântemo é uma folhagem florífera de fácil cultivo e de grande porte. Torna-se um arbusto ramificado, semi-lenhoso, que pode ultrapassar os dois metros de altura. A planta é nativa das florestas da Polinésia e Malanésia (Oceania).   O cultivo dessa planta pode ser feito em vasos ou diretamente no chão, dentro e fora de casa.
Pseudoerântemo - uma folhagem florífera
As flores são de cor branca, com manchas cor-de-rosa ou arroxeadas, nascem ao longo das hastes que se formam nas pontas dos ramos da planta. Embora pequenas, são abundantes e vistosas, criando uma bela composição, deixa a planta ainda mais linda.  

O florescimento, segundo o que apurei em pesquisas, ocorre na maior parte do ano. A minha planta está no início da primeira floração, então ainda não posso afirmar com certeza o tempo que dura. Mas sei que, do enraizamento da estaquia até o florescimento da planta, não demorou muito mais que seis meses, não. 

O pseudoerântemo é uma folhagem florífera de fácil cultivo e de grande porte. Torna-se um arbusto ramificado, semi-lenhoso, que pode ultrapassar os dois metros de altura. A planta é nativa das florestas da Polinésia e Malanésia (Oceania).

O cultivo dessa planta pode ser feito em vasos ou diretamente no chão, dentro e fora de casa. 

Nome popular: Pseudoerântemo  Nome científico: Pseuderanthemum carruthersii variegatum  Família: Acanthaceae
Pseuderanthemum carruthersii variegatum
 O local de cultivo para o pseudoerântemo deve ter bastante luminosidade natural, preferencialmente na meia sombra ou próximo à janelas. 
Embora a planta suporte o sol pleno, seu desenvolvimento e beleza podem ficar comprometidos sob forte incidência solar, ficando com as folhas escurecidas ou até queimadas. 
A terra para cultivo dessa folhagem deve ser rica em matéria orgânica e mentida levemente úmida.
As mudas podem ser feitas através de sementes ou por estaquia de caule, que enraízam facilmente.

Nome popular: Pseudoerântemo
Nome científico: Pseuderanthemum carruthersii variegatum
Família: Acanthaceae






O local de cultivo para o pseudoerântemo deve ter bastante luminosidade natural, preferencialmente na meia sombra ou próximo à janelas.  Embora a planta suporte o sol pleno, seu desenvolvimento e beleza podem ficar comprometidos sob forte incidência solar, ficando com as folhas escurecidas ou até queimadas.  A terra para cultivo dessa folhagem deve ser rica em matéria orgânica e mentida levemente úmida.  As mudas podem ser feitas através de sementes ou por estaquia de caule, que enraízam facilmente.    Nome popular: Pseudoerântemo  Nome científico: Pseuderanthemum carruthersii variegatum  Família: Acanthaceae
PSEUDOERÂNTEMO (Pseuderanthemum carruthersii variegatum)