Plantas Que Parecem Não Dar flor, Mas Dão
Cróton (Codiaeum variegatum) - arbusto de grande porte, de folhagem ornamental, muito colorida, podendo ser formada pela mistura de duas ou de diversas cores numa mesma planta. |
O Cróton, essa linda planta, de folhagens coloridas e muito exuberantes, é daquelas plantas que parecem não produzir flores. Mas produz, sim, e é isso que estarei mostrando!
Mesmo não sendo observadas, principalmente pelos olhares menos atentos, são raras as plantas que não florescem. As samambaias são alguns exemplos dessas poucas plantas.
Mas, a razão de não vermos as flores das folhagens, é o fato de elas serem muito discretas, nada vistosas. De forma que as folhas sobressaem-se totalmente.
Com o Cróton não é diferente.
Toda a sua beleza está concentrada na exuberância do colorido e brilho de suas folhas. Já as flores, essas são discretas, pequenas, sem importância ornamental.
As inflorescências do Cróton são do tipo espigadas, formadas por pequenas flores que surgem ao longo de hastes que variam de 8 a 30 cm de comprimento, com as flores masculinas e femininas em inflorescências distintas. As flores masculinas são brancas, com cinco pétalas. As flores femininas são amareladas, sem pétalas.
Inflorescência de Cróton (Codiaeum variegatum) |
Sementes de Cróton (Codiaeum variegatum) |
Sementes de Cróton (Codiaeum variegatum) |
O Cróton (Codiaeum variegatum) é um arbusto de grande porte, com folhagem ornamental, muito colorida, podendo ser formada pela mistura de duas ou de diversas cores numa mesma planta.
É uma planta tóxica, perene, que pode alcançar os 3 metros de altura e pertence a família Euphorbiaceae.O Cróton nasce naturalmente nas florestas e matagais da Indonésia, Malásia, Austrália e ilhas do Pacífico.