CETÁCEOS - Saiba Tudo Desses Mamíferos Aquáticos

Cetáceos - grupo de animais mamíferos predominantemente marinhos.
Entre os cetáceos estão as baleias, golfinhos, orcas, falsas-orcas, orca pigmeia, botos e tucuxis.

Assim como todos os mamíferos, os cetáceos respiram ar por pulmões, são de sangue-quente ( endotérmicas) e amamentam os filhotes, mas têm muito poucos pelos.
Cetáceos

 Assim como todos os mamíferos, os cetáceos respiram ar por pulmões, são de sangue-quente ( endotérmicas) e amamentam os filhotes, mas têm muito poucos pelos.

O corpo é semelhante ao de um peixe, os membros anteriores, chamados barbatanas ou nadadeiras, são em forma de remo. A ponta da cauda possui dois lobos horizontais, que proporcionam propulsão por meio de movimentos verticais. Os cetáceos não possuem membros posteriores, alguns pequenos ossos dentro do corpo são o que resta da pélvis.

Debaixo da pele existe uma camada de gordura. Serve como reservatório de energia e também como isolamento. Os cetáceos possuem um coração de quatro cavidades. As vértebras do pescoço estão fundidas na maior parte dos cetáceos o que fornece estabilidade durante a natação às custas da flexibilidade.

Os cetáceos respiram por meio de espiráculos localizados no topo da cabeça, o que permite ao animal ficar submerso. As baleias sem dentes possuem dois, enquanto que as baleias com dentes apenas têm um espiráculo. Quando respiram, os cetáceos lançam um jacto de água, cuja forma é uma característica que ajuda à sua identificação. O seu sistema respiratório permite-lhes ficar submersos durante muito tempo sem respirar: o cachalote, por exemplo, pode ficar três horas sem respirar.

Comportamento dos cetáceos
Os cetáceos são geralmente classificadas como predadores, embora a sua alimentação possa incluir apenas plânctons, como nas baleias sem dentes, até grandes peixes.

Como todos os mamíferos, os cetáceos também dormem, mas não podem ficar completamente inconscientes para poderem respirar. A solução para este problema é que apenas um hemisfério do seu cérebro dorme de cada vez. Os cetáceos dormem cerca de oito horas por dia.

Reprodução dos cetáceos
Na maioria das baleias a maturidade reprodutiva ocorre tarde.Tipicamente dos sete aos dez anos. Esta estratégia de reprodução faz com que elas tenham poucos filhos(as), combinada com uma alta taxa de sobrevivência.

Os órgãos genitais estão retraídos em cavidades no corpo durante o seu nadar. A maioria dos cetáceos não mantêm parceiros fixos durante o período de acasalamento; em muitas das especies, as fêmeas têm vários companheiros em cada temporada de acasalamento.
As mães criam o bebê espremendo ativamente o seu leite gordo na boca das crias.

Há registros de cetáceos que se reproduzem de forma a se parecer com peixes , enquanto outros não o fazem. A reprodução entre os cetáceos é rápida, o macho leva cerca de 20 à 30 minutos para ejacular na fêmea (que deve estar em período de cio).
 Durante a ejaculação, pode haver despejo de sêmen no mar, sendo de ocorrência normal em períodos de reprodução.

Evolução dos cetáceos
Os cetáceos são descendentes de mamíferos terrestres, que passaram para a água há cerca de 50 milhões de anos.

Recentemente foram encontrados no Paquistão fósseis de animais terrestres adaptados à vida aquática, e os cientistas acreditam que eles são realmente os ancestrais dos atuais Cetáceos, pois o crânio destes animais só encontra similaridades com os crânios de baleias e golfinhos. Mesmo as baleias desdentadas descendem de animais terrestres.

Os fósseis encontrados são de animais da ordem Artiodactyla, que eram adaptados à corrida mas, para fugir de predadores e buscar mais opções de alimento, adaptaram-se à vida aquática. Um deles, o Pakicetus, assemelhava-se a algo intermediário a um lobo ou uma lontra e alimentava-se de peixes, um outro, o Rodhocetus, possuía cabeça semelhante a das baleias e tinha as patas adaptadas como nadadeiras.

CONHEÇA OS TUCUXIS

Os cetáceos são descendentes de mamíferos terrestres, que passaram para a água há cerca de 50 milhões de anos.
Cetáceos




Comentários