Minhocas nas plantas - Deixar ou não?

Dúvidas sobre manter minhocas no jardim e vasos de plantas:

Minhocas não mordem, não  transmitem de luminosidade e nem prejudica o meio ambiente

Muita gente, que cultiva ou cuida de plantas, não se sente muito confortável com a presença de minhocas em seus vasos de plantas, canteiros e jardins, e questiona se há benefícios ou prejuízos às plantas.

As minhocas são benéficas às plantas e ao solo. Quanto à isso, não se deve ter dúvidas.
Elas são responsáveis pela decomposição de matérias orgânicas. Ao consumir esse material, as minhocas limpam o chão, transformando o que seria lixo, em húmus, que é um excelente adubo natural e sem custos.

E os benefícios não param por aí ;
As minhocas escavam a terra, afofando-a, de modo a facilitar a passagem da água e também do ar, é assim, evitando encantamentos, ressecamentos do solo e o sufocamento das raízes das plantas.

Quanto a algum maléfico, esse simplesmente não existe.
Embora algumas pessoas possam ter medo de minhocas e ainda que pareçam nojentinhas, elas não fazem mal algum.  Minhocas não mordem, nem transmitem doenças, tanto aos humanos quanto às plantas, assim como também ao meio ambiente.

Portanto, não tema, não mate, nem expulse as minhoquinhas. Elas, assim como muitos outros pequenos  seres dos jardins, podem ser grandes aliados da jardinagem.
não tema, não mate, nem expulse as minhoquinhas. Elas, assim como muitos outros pequenos  seres dos jardins, podem ser grandes aliados da jardinagem.

Comentários