COMO RECUPERAR A HUÉNIA KENIENSIS QUE CRESCE E QUEBRA COM O PESO

 Essa postagem é uma das várias dúvidas recebo de leitores sobre a Huérnia keniensis.

Respondo as dúvidas nos comentários e estou postando esta aqui porque a dúvida dela pode ser a mesma de outras pessoas também.

Eu também fico aflita quando minhas plantas têm problemas e não sei o que fazer. Então, aqui está um pouco do que venho aprendendo com a minha Huérnia Keniensis.


POSSÍVEIS CAUSAS E SOLUÇÕES
- Primeiramente, se a planta tem histórico de ramificar e quebrar, pode ser que a suculenta esteja recebendo pouca luz solar e ficando fraca para suportar o próprio peso.
Suculentas estioladas são mais finas e aquosas, portanto, mais frágeis. Mas, cuidado. Não se pode tirar uma planta que vivia na sombra e levá-la rapidamente para o sol.

- Ou, pode ser ainda que ela esteja com pouco espaço para se espalhar e se apoiar o suficiente dentro do vaso.
Nesse caso, experimente plantá-la em um vaso com espaço suficiente para que as mudas repousem sobre a terra, e assim, evitar que fiquem penduradas sem que o caule tenha se desenvolvido suficientemente forte para sustentá-la.


 O que fazer com as partes quebradas da Huérnia
- Estas são suculentas que se enraízam facilmente, contudo, as vezes a muda mela se em contato com a umidade do substrato, principalmente, quando há cortes não cicatrizados.

- Pra evitar esse problema, dê preferencia pra plantar mudas inteiras, sem cortes ou outros ferimentos não cicatrizados. Ou seja, destaque as mudas na parte em que os galhos se encontram, assim não causa ferimentos na planta e diminui o contato da terra com o interior da planta.

- Não sendo possível destacar dessa forma, plante o pedaço da planta apenas depois de ocorrer a cicatrização do local ferido.
Para cicatrizar, basta deixar a planta em local seco e arejado, e para ajudar nesse processo, é recomendado usar canela em pó, própolis ou algum outro produto que proteja o ferimento.

- Uma outra opção, que gosto muito, é plantar as mudas ainda não cicatrizadas em areia seca, usando apenas sua umidade interna. 
Resista ao impulso de regá-la nos primeiros dias de plantio. As suculentas tem água suficiente pra se manterem vivas por um bom tempo.

- No caso da parte que ficou plantada, é bom cuidar do local ferido. Deve-se evitar de molhar o local e usar um pouco de canela em pó ou algo que sirva como cicatrizante, isso pode acelerar na recuperação, e logo a planta estará linda novamente.

Espero ter podido esclarecer as dúvidas, mas se ainda faltar algo, entre em contato que, sendo algo que esteja a meu alcance, será um prazer ajudar.

Comentários