Lagarta Hospedeira de Vespas Parasitas - Manduca sexta e Cotesia congregata - Parasitas Torturadores

A Tortura de ser comido vivo e ainda morrer queimado


Pense em todo o sofrimento de estar sendo comido vivo, tendo várias criaturinhas dentro si, consumindo suas entranhas por dias e mais dias e, no fim , ainda morrer queimado.
Pois assim aconteceu com eles.



Eu estava passando por um terreno, quando encontrei essas lagartas 🐛🐛 em um pé de tomatinhos silvestres, que cresciam ali. 
Me chamou a atenção o fato de uma delas carregar esses tufos brancos nas costas. 
Fiquei, curiosa e cortei um bom ramo do tomateiro e levei as duas pra casa, onde poderia observar melhor, pesquisar e entender o que acontecia ali.

Já no dia seguinte, vi que até a lagarta que estava ''limpa" começou a mostrar os mesmos tufos da outra. Pensei que uma estivesse passando aquilo para a outra, mas não...
Pesquisei e, tendo encontrado as informação que buscava, entendi que ambas as lagartas eram hospedeiras de uma vespa que deposita seus ovos dentro delas. 

E que esses ovos se desenvolvem lá e se alimentam das partes não vitais da vítima. Juntamente com os ovos, vão também substâncias que, além manterem a lagarta se alimentando normalmente, e ainda a impede de fazer seu casulo e se transformar em mariposa. 

Depois de duas semanas, provocando essa verdadeira tortura, as vespinhas deixam o interior da lagarta e passam a viver sobre ela por mais uma semana, formando ali, seus casulos onde alcançarão seu completo desenvolvimento. 

E a lagarta, como fica? A partir daí ela não tem mais serventia. Seu destino foi selado para morrer como larva desde que a vespa introduziu o primeiro ovo nela. 

Visivelmente murcha pela falta de tecidos internos, e praticamente uma morta-viva, a lagarta vai sendo abandonada pelas vespinhas e, finalmente, pode morrer em paz.   

Bem, sem a interferência humana, esse teria sido o fim dessa relação de parasita e hospedeiro entre vespa e lagarta, mas não foi o que aconteceu.

Já sabendo como aquilo tudo acabaria, e assistindo ao sofrimento da lagarta que se contorcia toda, tentando alcançar o que lhe consumia por dentro, e que ia ficando cada vez mais murcha,  preferi por fim naquela tortura que já não era mais só das lagartas, era também minha e de todos nós de casa.  

Não aguentávamos mais ver aquilo, mas cadê que alguém tinha coragem de esmagar os bichos?
O fim deles acabou sendo em meio a um monte de folhas secas que queimava no quintal. 

Foi correto o que fiz ? Agi mal em jogar vespas e lagartas no fogo? Isso eu não sei, mas fiz!
De certo é que a natureza é sábia. E quanto menos interferirmos , melhor será. 

A título de informação, a lagarta deve ser da espécie Manduca sexta, é conhecida como lagarta do tomateiro e lagarta do tabaco, isso por serem essas as plantações mais afetadas por elas. 
E as vespas da espécie Cotesia congregata.



Comentários

  1. Hj tbm tive o desprazer de me deparar com essa Cena, infelizmente vou ter que fazer o mesmo,obrigada por compartilhar sua esperiencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A natureza é sábia, mas acompanhar o sofrimento de uma morte lenta e certa é triste demais.

      Excluir

Postar um comentário