CONHEÇA O JASMIM-DA-ITALIA, MATA-VACA, ESTRELA-DE-BELÉM, ARREBENTA-BOI ...(Hippobroma longiflora)

 O Potencial Ofensivo e o Habitat Natural do Jasmim-da-itália, Estrela-de-belém (Hippobroma longiflora)



Oi, gente, olha que interessante essa plantinha crescendo aqui no concreto...de flor branca, delicada, bonitinha...parece inofensiva, né...só que não!  Alguns dos nomes populares dessa planta deixam bem claro o seu potencial ofensivo. Arrebenta-boi, Cega-olho, Mata-vaca...Jasmim-da-itália, Estrela-de-belém (Hippobroma longiflora) 

Essa é uma planta silvestre, dessas que nascem livremente em qualquer canto com condições mínimas de sobrevivência, podendo ser um barranco, um muro ou uma escada, no barro, na pedra ou no concreto, recebendo alguma umidade, não importa o lugar, onde a semente cair, ela germina, se desenvolve e floresce lindamente. Não tem inverno nem verão, ela floresce o tempo toda da sua vida. 

Ela não tem vida muito longa não, mas não se extingue porque suas sementes férteis cuidam de renovar o plantio constantemente. Por isso ela é tida também como erva daninha ou planta invasora.

Embora seja uma planta rústica, ela, diferentemente de outras, aceita bem o cultivo domestico em vasos.  

Conhecida também por Jasmim-da-itália e Estrela-de-belém, esta plantinha tem o nome científico de Hippobroma longiflora. Trata-se de uma planta que, embora tenha aspectos e usos ornamentais, é tóxica e tem usos medicinais também. 


Tenham muito cuidado ao tocar a planta...cuidado especialmente com os olhos, pois ela pode causa cegueira, tenham cuidado também com crianças e animais. Antes de saber de seu potencial perigoso, já manipulei ela sem luvas e sem cuidados e nada me aconteceu, graças a Deus, mas não é bom arriscar, melhor mesmo é se prevenir.

Aqui é o Bairro de Santa Teresa, Área de proteção ambiental, Região central da Cidade do Rio de Janeiro. 

Uma palavra de Fé

 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.

1 João 4:16

Comentários