A AVE GUARÁ - devido à sua plumagem adquirir uma coloração vermelha intensa, ela se destaca em qualquer paisagem. Seja no azul do céu ou no verde das árvores, o guará é o único a colorir a natureza com com essa cor vibrante!
Guará-vermelho |
Guará-vermelho – (guará-piranga, guar-a-rubro, guará-pitanga (do tupi, “ave vermelha”)
Ela está presente em Trinidad e Tobago (onde é a ave nacional) e na Colômbia, Venezuela, Guianas.
Medindo de 50 a 60 cm, ele possui bico fino, longo e levemente curvado para baixo.
Guará vermelho - a ave já ocorreu em todo litoral brasileiro |
Assim como o flamingo cor-de-rosa adquire sua coloração através das algas com as quais ele se alimenta, o guará também obtém seu tom vermelho dos crustáceos que compõem sua dieta.
O guará anda vagarosamente na água rasa, com a ponta do bico submersa, abrindo e fechando as mandíbulas em busca de caranguejos, caramujos e insetos.
Seu alimento preferido : o caranguejo Uçá de coloração azulada, arroxeada ou avermelhada, o chama-maré ou sarará e o maraquani, que o presenteiam com a cor de suas plumas.
Os filhotes de guará vermelho nascem cinza escuro e, com o passar do tempo, trocam as penas para o tom dos adultos.
Seu alimento preferido : o caranguejo Uçá de coloração azulada, arroxeada ou avermelhada, o chama-maré ou sarará e o maraquani, que o presenteiam com a cor de suas plumas.
Filhote de Guará vermelho |
No entanto, a falta de ingestão de crustáceos não estimula o metabolismo a produzir tais pigmentos, e a ave, portanto vai gradativamente perdendo a cor, que fica parecida com a das aves jovens. Esse fenômeno ocorre muito em aves de cativeiro, onde a dieta não é à base de crustáceos.
Guará vermelho adulto em seu ninho |
Durante a reprodução o bico do macho torna-se negro e brilhante; as pernas continuando sempre com a coloração vermelha-clara. A fêmea mantém inalteradamente o bico (que é mais fino) pardacento com a ponta enegrecida e as pernas vermelho-esbranquiçadas.
Ainda no primeiro trimestre do ano, época da nidificação, eles começam a seleção dos locais e , em seguida, a construção de seus ninhos. Cada casal põe em media três ovos; de cada dois ninhos, apenas um filhote voa. A reprodução é feita em colônias. O ninhos são feitos no alto das árvores à beira dos manguezais e lamaçais litorâneos. A fêmea põe 2 ou 3 ovos de cor cinza-oliváceo com manchas marrons. A ave tem como predadores naturais o gavião e o jacaré de papo amarelo, que também está em risco de extinção.
Revoada de guarás - A ave já foi abundante no Brasil |
Eudocimus ruber (Linnaeus, 1758)
Classificação: Ordem Ciconiiformes, Família Threskiornithidae.
Nome em inglês: Scarlet ibis.
Tamanho: 58 cm
Guará vermelho - https://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/ |
Originalmente a espécie estava presente em lamaçais litorâneos e manguezais. A coloração dos guarás deve-se a um pigmento de cor vermelha presente nos caranguejinhos dos quais se alimenta. |
Os guarásImpressionam seus vôos coletivos que pode estender-se de 60 a 70 quilômetros até os lamaçais onde se alimentam de dia. |
Guarás - Sua cor vermelha intensa do guará, destaca-se ainda mais em grandes bandos |
Guará vermelho - Conhecido também como guará-verme, guará-rubro e guará-piranga (em tupi, ave vermelha). |
Pelo seu colorido vermelho intenso, realçados ainda mais nos grandes bandos em que vive, o guará pode ser considerada uma das aves mais belas do nosso País. |
Guará vermelho com a coloração pouco pigmentada, semelhante ao tom salmão dos flamingos |
Flamingos rosa |
(Fontes da pesquisa:jornaldaparnaiba.com, Wikipédia,.multicipios.com.br)
Comentários
Postar um comentário