CARANGUEJO-DOS-COQUEIROS - O MAIOR DO MUNDO
Assustadores para quem se depara com eles, esse são os maiores caranguejos terrestres do mundo!
Chegando a medir 1 metro de envergadura, os caranguejos-do-coqueiro são tidos como os gigantes do coqueiro.
Seu tamanho máximo, no entanto, é alcançado apenas com a idade entre 40 e 60 anos — Há relatos de alguns exemplares que já foram registrados com mais de cem anos de idade.
Esses, diferente dos caranguejos comuns, não vivem na água, são crustáceos que vivem e se alimentam em terra firme, indo ao mar basicamente para depositar seus ovos. Os filhotes, inclusive, podem até se afogar se permanecerem na água por muio tempo.
Além de não nadarem, os filhotes têm um corpo mole, por isso, utilizam conchas de outros animais para se protegerem.
Quando adolescentes, o seu corpo endurece e a concha eventualmente acaba por rachar devido à falta de espaço. Mais adiante, outra concha se calcifica no lugar da antiga.
Alimentam-se principalmente de matéria vegetal, e frutas, incluindo cocos, mas também se alimentam de carniça. Por terem os cocos como prato preferido,também são conhecidos pelo nome de caranguejo-ladrão-de-coco.
Eles escalam o coqueiro, apanham o coco e rasgam a casca em tiras usando suas pinças , em seguida, batem na fruta repetidamente até que ela se rompa.
Há relatos de que já foram vistos se alimentando de outros caranguejos mortos, de pequenas galinhas e até de gatos.
Mas, mesmo esse tamanho todo não faz dele um caçador, mas sim, uma caça. Sua carne é apreciada na gastronomia e já foram muito caçados. Atualmente, são espécies protegidas por leis locais.
O caranguejo-dos-coqueiro, (Birgus latro), é um grande crustáceo terrestre, e uma espécie exclusiva de ilhas paradisíacas do Oceano Índico e Pacífico, incluindo a Austrália continental e Madagascar.
Os caranguejos-do-coqueiro moram em tocas subterrâneas, forradas com fibras da casca de coco.
É o maior artrópode terrestre do mundo. Embora não tenha subespécies as cores variam entre azul, roxo, vermelho, preto, e cor-de-laranja.
(Fonte da pesuisa:wikipédia)
Comentários
Postar um comentário