FLOR DO DIA - HORTÊNSIAS
A cor azul, pouco comum entre as plantas, é a característica marcante da hortênsia.
A flor é de cultivo fácil, rápido e simples. Rústica e de boa adaptação a diferentes tipos de solos, a hortênsia ainda se destaca quanto à exuberância dos cachos, que são muito utilizados para adornar diferentes ambientes.
A flor é mais comercializada em vasos para decoração de diversos ambientes e espaços internos. O plantio em canteiros também é utilizado para embelezar jardins de residências, estabelecimentos comerciais e locais públicos.
A floração dura do início do verão ao início do inverno, persistindo até à queda das folhas, mas com o seu máximo no final da primavera.
Produz múltiplas flores em cores que variam do fúcsia claro ao rosa púrpura e ao azul.
As hortênsias são venenosas. Quando ingerido em grandes quantidades, este veneno causa cianose, convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma.
Hortênsia (Hydrangea macrophylla) - Arbusto semilenhoso, com altura de 1 a 2,5 metros e folhas grandes, denteadas, brilhantes e textura assemelha-se à do couro –, a hortênsia tem a variação de cores de suas inflorescências influenciada pelo nível de acidez e concentração de alumínio do solo. Como o solo brasileiro é naturalmente acidificado, o azul é a cor que prevalece na hortênsia plantada no país.
Disponibilidade de água e temperatura adequada são as maiores exigências para o bom desenvolvimento da hortênsia. Como é originalmente de clima ameno, a planta, oriunda da China e do Japão, não se dá muito bem em regiões quentes e secas. No entanto, por meio de técnicas de melhoramento genético, há algumas variedades cultivadas em diversos países de clima tropical, temperado e subtropical.
Comentários
Postar um comentário