TARTARUGA-TIGRE - É conhecida também como tartaruga-tigre-d'água ou tartaruga-verde-e-amarela.
Tartaruga-tigre, seu nome deve-se ao padrão colorido, em listras amareladas e alaranjadas.
Os filhotes nascem pesando 11 gramas e 3,5 cm de carapaça. Podem viver até 100 anos.
É aquática e onívora, vive em zonas de pântanos, banhados, lagos, riachos e rios. Pode ser encontrada no Brasil, Uruguai e Argentina.
Possíveis enfermidades
As tartarugas podem ter algumas doenças tais quais pneumonias, distocias, piramidismo, descalcificação óssea, avitaminoses, gastroenterites, prolapsos, entre outros. O contato de animais com seres humanos possibilita a transmissão de zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos).
No Brasil, esta espécie é considerada da fauna silvestre e sua posse e manutenção só são permitidas com a específica documentação — no caso a nota fiscal de compra, onde está explícito o nome popular e científico, informando o número do animal gravado na parte inferior do casco, o microchip.
O animal não pode ser vendido sem esse microchip.
A informação de que a colocação de microchips pode matar o filhote é falsa, pois, se colocado de forma adequada, ele não causa infecções. Esse argumento é muito utilizado para vender animais de origem ilegal, enganando o consumidor. A nota fiscal contém ainda um número, o certificado de origem e o número do criadouro comercial de fauna silvestre brasileira registrado no IBAMA, além do nome do proprietário, RG, CPF e endereço. A nota fiscal deve sempre estar disponível em caso de fiscalização ou transporte.
É proibida a soltura desses animais na natureza, com punições previstas no código penais.
Caso o proprietário não possa mais mantê-lo, a loja que efetuou a venda deve receber o animal a qualquer momento.
Comentários
Postar um comentário