Como ter fartura de flores o ano todo - Onze-horas / Beldroegas/Nove-horas (Portulacas)

Onze-horas / Beldroegas/Nove-horas (Portulacas)

Gente, sou apaixonada pela delicadeza e simplicidade dessas plantinhas. Eu colecionaria todas, se fosse possível! E só quem cultiva Onze-horas sabe como é maravilho vê-las colorindo o jardim. Bora ver como fazer para elas florescerem linda e fartamente o ano todo? Vem comigo!



PORTULACA UMBRATICOLA 

Aqui, elas começam a abrir por volta de 9 ou 10hs e começam a fechar ao fim da tarde. As flores se vão, mas nem dá tempo de sentir saudade, pois, no dia seguinte, novos botões se abrem, proporcionando um novo show de cores com a cara do nosso Verão!

Bom, cultivadas desde sempre, já não há mais segredos para cultivar as adoradas "Onze-horas/Beldroegas". 
Elas gostam muito Sol, e não florescem se ficam na sombra. 
As minhas tomam Sol o dia todo e ficam super bem, nunca me deixam sem o seu singelo colorido.
Dizem que elas não florescem se o Sol não brilhar, mas não é bem assim; se o botão já estiver formado, a flor abre sim. Mesmo se o galho for cortado e replantado, os botões ainda conseguem abrir! Ao menos aqui acontece assim. 
Só quem cultiva Onze-horas sabe como é maravilho vê-las colorindo o jardim.  Bora ver como fazer para elas florescerem linda e fartamente o ano todo? Vem comigo!
PORTULACA UMBRATICOLA - Florescimento farto o ano todo
Em nada essas Portulacas dão trabalho. 
Uso terra de quintal, enriquecida com adubos caseiro e um pouco de areia, e molho sempre que a terra fica seca.
No mais, faço a retirada das flores murchas sempre que vejo alguma, e faço também a poda nos galhos que já abriram todos os botões. Esses galhos, além de não voltarem a produzir, ainda consomem energia e enfeiam. Quebrá-los ao meio, estimula o galho a produzir novas mudas e, consequentemente, novos botões e novas flores. Assim, o florescimento não pára, mesmo no Inverno, elas estão a florir!
Bom, mas nem tudo são flores na vida delas; o ponto negativo é que de ano em ano a plantação precisa ser renovada. Ao fim desse período, elas começam a ficar feinhas e tendem a morrer. 
Então, se não quiser ficar sem as suas lindinhas, é bom ir quebrando alguns galhos, fazendo novas mudas e garantindo, assim, a continuidade do cultivo.  

 Sobre o nome oficial da planta, vale um esclarecimento:
Beldroega, Onze-horas e Nove-horas - Popularmente, várias plantas semelhantes recebem esses mesmos nomes. No entanto, cada uma delas possui características próprias e nomes específicos. 
A planta que mostro, embora seja muito conhecida como Beldroega, ela tem o nome oficial ou científico de Portulaca Umbraticola. Esta, com a flor toda coberta de pétalas, é da variedade dobrada.
Cientificamente falando, Beldroega refere-se a Portulaca Oleracea, que é a espécie que nasce espontaneamente em terrenos, barrancos e jardins, e tem flores bem pequenas, sem quaisquer atrativos ornamentais. A importância dela encontra-se em suas propriedades medicinais e alimentícias. 
Já a espécie com as folhas estreitas, semelhantes a palitinhos, é chamada de Onze-horas, e trata-se da Portulaca Grandiflora.
Existem ainda muitas outras outras dessas Portulacas, mas essas são as mais conhecidas e mais cultivadas.
Só quem cultiva Onze-horas sabe como é maravilho vê-las colorindo o jardim.  Bora ver como fazer para elas florescerem linda e fartamente o ano todo? Vem comigo!


Comentários