PORQUE PREPARAR AS ONZE-HORAS (Portulacas) PARA O INVERNO

Se você tem dificuldade em manter sua coleção de onze-horas por conta inverno, veja como e porque essa estação as afeta de forma tão drástica. E saiba como se prevenir para não perder mais nenhuma de suas variedades!  

Se você tem dificuldade em manter sua coleção de onze-horas por conta inverno, veja como e porque essa estação as afeta de forma tão drástica. E saiba como se prevenir para não perder mais nenhuma de suas variedades!
Protegendo as minhas onze-horas do inverno
Quem cultiva ou observa as plantas Onze-horas já deve ter notado que tem uma época em que elas deixam de ser vistar, praticamente desaparecem dos jardins. Sim, é a época de renovação delas.

O Inverno representa o fim do ciclo de vida das onze-horas. E tentar mantê-las vivas nessa época, é como querer impedir que façam aquilo que já nasceram programadas pra fazer. Ou seja, é uma tarefa pra lá de difícil! 

Veja também: 
Como Preparar as Onze-horas Para o Inverno

Para passar por essa fase, alguns preferem a praticidade de eliminar todo o canteiro de onze-horas ao fim da temporada, deixando para fazer tudo de novo na Primavera, época em que essa planta desponta com todo vigor.
Sim, esta é uma das opções possíveis, principalmente, pra quem tem acesso fácil à mudas e sementes da planta, ou pra quem não se importa de prosseguir ou não com o cultivo das onze-horas.

Eu não encontro mudas e sementes com facilidade, e mesmo se encontrasse, também não ia querer me desfazer das minhas amadinhas. Prefiro não arriscar!
Se você também pensa assim, vem comigo!


O Inverno representa o fim do ciclo de vida das onze-horas. E tentar mantê-las vivas nessa época, é como querer impedir que façam aquilo que já nasceram programadas pra fazer. Ou seja, é uma tarefa pra lá de difícil!
Onze-horas - plantas suculentas, anuais 
Gente, não tenho anos de experiência no cultivo de onze-horas, mas convivo, observo e conheço bastante das manhas e artimanhas das minhas onze-horas. Além disso, passei por um Inverno rigoroso, que me ensinou práticas decisivas pra não perder nenhuma variedade da minha ainda pequena coleção.

Já vi muita gente lamentando por ter perdido suas onze-horas no Inverno. Isso acontece quando deixamos de considerar as características básicas da planta, e de dar a elas as devidas condições de sobrevivência.
É sempre bom não esquecer que:
As Onze-horas são plantas suculentas, anuais ou de temporada, que tem o auge do florescimento na Primavera e Verão. Tendo a intensidade diminuída no Outono, e definhando no Inverno. Assim, abre-se espaço pra germinar as sementes e começar um novo ciclo de vida e fartura de cores.
Eis o ciclo de vida das onze-horas na natureza.

Veja também: Postagens sobre cactos, suculentas e agaves 

As variedades híbridas de onze-horas perdem a capacidade de produzir sementes ou as produzem inférteis. Tornando possível reproduzi-las apenas através de estacas de caules.  Ou seja, fica muito fácil perder algumas variedades da coleção.
Onze-horas - plantas que definham no Inverno
Já nos jardins, devido ao fato das espécies e variedades terem passado por processos de melhoramento seletivo, o comportamento da planta muda um pouco. Embora elas fiquem mais coloridas, produtivas, variadas e mais duradouras, ficam também mais sensíveis e menos autônomas.
As variedades híbridas de onze-horas perdem a capacidade de produzir sementes ou as produzem inférteis. Tornando possível reproduzi-las apenas através de estacas de caules.
Ou seja, fica muito fácil perder algumas variedades da coleção.

Eu, particularmente, não vejo as minhas onze-horas, híbridas ou não, germinando suas sementes. Pode ser que aconteça e eu não perceba, mas, até aonde sei, todas as que tenho foram reproduzidas por galhos e sendo muito bem cuidadas e protegidas durante o inverno.

Para o texto não ficar muito grande cansativo, ele será dividido em duas partes. Na próxima postagem, o passo-a-passo completo de como mantenho todas as minhas variedades de onze-horas vivas e o mais bonitas possível durante o inverno.

Veja também: 
Como Preparar as Onze-horas Para o Inverno


Deixem as suas dúvidas e opiniões. Sua participação é muito bem-vinda!
Acesse a minha página no Face, lá é possível postar fotos, videos e tirar dúvidas.
https://www.facebook.com/faunaefloraaqui
Siga o meu Canal no Youtube e assista aos vídeos de jardinagem.
https://www.youtube.com/channel/UCqVbAnKZm5PTu1TkKaqTeMA


Veja mais sobre Onze-horas (Portulacas) 
https://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/search/label/Onze-horas%28Portulacas%29

Comentários