Como Preparar As Onze-horas (Portulacas) Para O Inverno - Cuidando e protegendo do fio



Manual De Sobrevivência Das Onze-horas Durante O Inverno

As onze-horas são plantas suculentas, amantes de sol pleno e avessas à umidade. Assim sendo, elas encontram no Inverno frio e úmido, o maior desafio da sua curta existência.
Preparando as minhas onze-horas (Portulaca umbraticola)para o frio do inverno


O desafio invernal das Onze-horas é de renovação, encerra-se um ciclo de vida, para que um novo se inicie. No entanto, sem a devida atenção, o inverno pode ser fatal à essas plantinhas que, embora sejam rústicas, caracterizam-se por sua tremenda sensibilidade ao rigor do inverno.
Portulaca umbraticola de flor simples - uma camada de pétalas

As onze-horas são plantas suculentas, amantes de sol pleno e avessas à umidade. Assim sendo, elas encontram no Inverno frio e úmido, o maior desafio da sua curta existência.
O desafio invernal das Onze-horas é de renovação, encerra-se um ciclo de vida, para que um novo se inicie. No entanto, sem a devida atenção, o inverno pode ser fatal à essas plantinhas que, embora sejam rústicas, caracterizam-se por sua tremenda sensibilidade ao rigor do inverno. 

Assim, quem não produziu sementes férteis para semear após o inverno, tem duas opções para continuar tendo as suas onze-horas; 1- adquirindo mudas ou sementes tudo de novo, seja comprando ou conseguindo uma a uma através de doações. 2 - fazendo novas mudas a partir das plantas mais antigas.





Vale lembrar:    - Que nem todas as sementes produzidas pelas onze-horas são férteis. Geralmente, as variedades de flor dobrada (com duas ou mais camadas de pétalas) e as de flores mescladas/matizadas, são híbridos criados através de processos seletivos que, senão as impossibilitam de produzir sementes, então, produzem sementes inférteis.
Portulaca umbraticola - flor dobrada - variedade All aglow
Vale lembrar:

- Que nem todas as sementes produzidas pelas onze-horas são férteis. Geralmente, as variedades de flor dobrada (com duas ou mais camadas de pétalas) e as de flores mescladas/matizadas, são híbridos criados através de processos seletivos que, senão as impossibilitam de produzir sementes, então, produzem sementes inférteis.






dentre as duas espécies mais cultivadas para ornamentação, Portulaca umbraticola (espécie de folha larga e Portulaca grandiflora (espécie de fina como palito), a primeira mostra ser mais resistente, enquanto que a segunda, mostra-se mais sensível, sendo mais fácil de ser perdida em climas invernais.
Portulaca grandiflora - flor semi-dobrada
- E que dentre as duas espécies mais cultivadas para ornamentação, Portulaca umbraticola (espécie de folha larga e Portulaca grandiflora (espécie de fina como palito), a primeira mostra ser mais resistente, enquanto que a segunda, mostra-se mais sensível, sendo mais fácil de ser perdida em climas invernais.


Isto posto, vamos ao modo como preparo as minhas onze-horas para o inverno, que pode ser fatal à elas.








E, pra ajudar ainda mais, é bom aumentar a drenagem de fundo e a da terra também.  Além de trocar a terra antiga, já esgotada de nutrientes, preparo uma mistura bem mais arenosa que a de costume. Pode ser na proporção de um por um, na mistura de terra e areia.
Onze-horas (Portulaca grandiflora), variedade Samba

Como Preparar As Onze-horas Para O Inverno

- Faço novas mudas e planto em vasos menores ou mais rasos. Quanto menos terra tiver no vaso, melhor será para as onze-horas, porque vai acumular menos água e, portanto, vai secar mais rápido.
- E, pra ajudar ainda mais, é bom aumentar a drenagem de fundo e a da terra também.
Além de trocar a terra antiga, já esgotada de nutrientes, preparo uma mistura bem mais arenosa que a de costume. Pode ser na proporção de um por um, na mistura de terra e areia.
Faço a drenagem de fundo o mais alta possível, podendo chegar à metade do vaso ou, dependendo da altura dele, até acima disso.
As onze-horas são plantas rasteiras, de raízes que ficam ainda mais superficiais nessas épocas, portanto, não necessitam de profundidade para se sustentarem.
- Também evito deixar que tomem muita chuva. Sempre que o tempo fica muito chuvoso, recolho os vasos para locais cobertos.


 evito deixar que tomem muita chuva. Sempre que o tempo fica muito chuvoso, recolho os vasos para locais cobertos.
Portulaca umbraticola - Como proteger a onze-horas no inverno
- Busco sempre um cantinho com sol para deixá-las por lá curtindo o máximo possível do calor que elas amam.

- Importante! As mudas devem ser tiradas das plantas que ainda estão em pleno vigor, produtivas. Porque depois que elas enfraquecem, fica muito difícil de conseguir ou impossível enraizar os galhos.
Talvez isso não seja regra, mas foi como aconteceu comigo antes, e é o que agora estou tentando evitar.

No mais, é aguardar que termine o inverno e que as nossas onze-horas retornem com toda a sua flormosura!

Muitos podem estar se perguntando se precisa mesmo fazer isso tudo, se não é exagero.
Talvez não precise. Fatores como clima local, espécie e variedade, e idade da planta cultivada.
Eu moro no Sudeste, Região mais fria e úmida. Bem diferente do Nordeste, mais quente e seco. E no Sul, nem imagino como funciona por lá  no Inverno. Talvez elas fiquem se aquecendo na frente da lareira rsrsrs.
Brincadeiras à parte, saber mesmo, só sei das questões que vivencio, e compartilho por achar que pode ser as questões de mais alguém também.


E na sua região, como elas ficam no Inverno?
Deixem as suas dúvidas e opiniões. Sua participação é muito bem-vinda!

Acesse a minha página no Face, lá é possível postar fotos, videos e tirar dúvidas.
https://www.facebook.com/faunaefloraaqui
Siga o meu Canal no Youtube e assista a playlist jardinagem.
https://www.youtube.com/channel/UCqVbAnKZm5PTu1TkKaqTeMA

Veja também: Porque preparar as onze-horas ara o inverno


Comentários

  1. "Talvez elas fiquem se aquecendo na frente da lareira rsrsrs." Espirituosa, muito bom! 😀😂 Fiquei a imaginar aqui minhas onze horas se aquecendo diante de uma lareira...ahahaha!! Brincadeiras a parte, meu dilema é maior: Sou de Belém (Norte) estamos no período das chuvas minhas onze horas estão plantadas em jardineiras externa. Só se, toda vez que for chover, cubro-as com plástico. (Está chovendo TDS os dias)
    ai ai ai... 🙄

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu não resisti à piadinha da lareira 😁😁.
      Mas é complicado mesmo. Ainda que sendo plantas rústicas, as Onze-horas exigem certos cuidados sim, que nem sempre podemos atendender.
      Mesmo aqui, no Sudeste, também tenho problemas com as chuvas e a falta de sol no inverno.
      E imagino que seja bem mais dificil no Sul do país.

      Grata por compartilhar como oncultivo ai na Região Norte. E sempre muito bem-vinda aqui.

      Deixo meu email e o link da minha página no Facebook. Querendo mostrar suas lindinhas, sinta-se à vontade.
      Gomessm3@.gmail.com
      https://m.facebook.com/pg/faunaefloraaqui

      Beijos e tudo de bom pra você.

      Excluir
  2. Também sou de Belém e minhas onze horas têm sofrido com o inverno amazônico.Chuvas de fevereiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário