MEUS CALANGOS (Tropidurus hispidus ou Tropidurus torquatus)

Calangos - lagartinhos conhecidos também como Lagartixas-de-muro, Camaleõezinhos, Lagartixa-de-jardim, entre outros. 


Esses lagartinhos vivem aqui por perto de casa, e eu sempre achei que fossem camaleões.
Mas, segundo as pesquisas que fiz ao começar a filmá-los, fiquei sabendo da não existência de camaleões no Brasil.
Então, esses pequenos lagartos são conhecidos como calango. Eu já conhecia o nome, mas nunca tinha associado a eles, achava que se referia à espécies não urbanas. Agora sei que não.
Encontrei duas possíveis espécies para esses pequenos lagartos; Tropidurus torquatus e Tropidurus hispidus, acredito mais que sejam da primeira espécie.
Esses calangos são répteis inofensivos e benéficos, pois se alimentam de poderiam nos ser prejudicial.  Eles sempre viveram por aqui e a convivência é pacífica. Eles até se metem nas minhas plantas e até roubam minhocas da terra delas, mas também comem formigas e outros insetos, então tudo certo!
Calangos - os falsos camaleões do Brasil

Esses calangos são répteis inofensivos e benéficos, pois se alimentam de poderiam nos ser prejudicial.
Eles sempre viveram por aqui e a convivência é pacífica. Eles até se metem nas minhas plantas e até roubam minhocas da terra delas, mas também comem formigas e outros insetos, então tudo certo!

Bom, eles não são bonitos nem assustadores, parecem lagartixas grandes, escuras e cascudas. Mas admito não ser muito confortável, quando alguns se aproximam muito e ficam parados me olhando. Principalmente os maiores e mais cascudos, parecem até que vão atacar...sou muito medrosa mesmo kkkkk! Mas eles não atacam, e aposto que eles tem mais medo de mim que eu deles.
Dizem que tem gente que come esses bichos. Não sei se é verdade, mas eu não comeria.

Bom, aqui é próximo a Floresta da Tijuca, Rio-RJ. Área de cobertura de Mata Atlântica. Cheio de animais e plantas silvestres, eu só não vejo mais dessa diversidade porque sou urbana e medrosa demais. Qualquer moita mais alta, pra mim já é uma floresta cheia de feras prontas pra me atacar kkkk. Então vou só registrando pelas beiradas que é mais seguro. Rsrs E vou mostrando um pouco disso aqui.



Comentários