LINDA DEMAIS PARA SER COMIDA!! - VÍDEO

 COMER OU NÃO COMER, EIS A QUESTÃO


Vem ocorrendo toda uma onda de valorização das PANCs (plantas alimentícias não convencionais), e isso é muito bom. 

 O objetivo com as PANCs é variar ou substituir a alimentação convencional, acrescentando  alimentos alternativos, livres de defensivos agrícolas, que são mais ricos em nutrientes que os tradicionais, produzidos em escala comercial.
Ou seja, busca-se consumir aquilo que a natureza nos oferece e produz sem esforço, pois essas plantas nascem espontaneamente à nossa volta. Portanto, podemos ter acesso à elas até mesmo sem custos, basta que as conheçamos e utilizemos o que temos disponível.
Até aí, tudo perfeito, eu também faço uso das PANCs e das ervas medicinais. Portanto, levanto essa bandeira verde!

Bom, o que eu disse até agora é sério e importante, já o que virá, é meio lá, meio cá.
Com toda essa movimentação de PANCs, apenas uma coisa me "preocupa"; a sobrevivência ornamental da lindas Onze-horas. Elas são lindas demais para serem comidas!!
 a onze-horas (Portulaca umbraticola), é uma planta, que foi trabalhada pra ter flores maiores, mais coloridas, com mais pétalas, e isso pra ter a função ornamental que ela cumpre muito bem.
Planta linda demais para ser comida
Onze-horas (Portulaca umbraticola) - essa planta ornamental é muito parecida com a beldroega (Portulaca oleacea), que é alimentícia. Embora sejam parecidas, são plantas de espécies diferentes.
Apesar disso, tenho visto pessoas afirmando que as duas espécies são comestíveis.

Bom, não sei se essa onze-horas(Portulaca umbraticola) é ou não é comestível. Na verdade, eu nem quero saber se é ou não.
Porque...fala sério! Ela simplesmente é linda demais pra ser comida!
To toda trabalhada na revolta hoje! Hahaha.

Meu medo é que a integridade física delas esteja sob ameaça. Vai que algum "panqueiro" ataque as minhas amadinhas onze-horas e as devore sem piedade! kkkk.
Brincadeirinha, pessoal, eu também sou consumidora de PANCs e tudo mais.

Mas, sem querer desmerecer a beldroega (Portulaca oleracea), o fato é que ela surge naturalmente entre as outras plantas, dispensa cuidados de cultivo, é altamente nutritiva e está em toda parte, pedindo pra ser consumida.

Já a onze-horas (Portulaca umbraticola), é uma planta, que foi trabalhada pra ter flores maiores, mais coloridas, com mais pétalas, e isso pra ter a função ornamental que ela cumpre muito bem.

Sendo assim e, ainda que ambas sejam alimentícias, é obvio que cada uma tem a sua função específica. Então, nada mais justo que a bonita ornamente e que a comestível alimente.
Então, vamos poupar a vida das lindas onze-horas !! Mas, ninguém teria coragem de comer essas lindezas, não é mesmo?!
Digam que sim, sim...sim?? Hehehe!


Fiquem com as imagens e legendas das plantas citadas:
Então, vamos poupar a vida das lindas onze-horas !! Mas, ninguém teria coragem de comer essas lindezas, não é mesmo?!  Digam que sim, sim...sim?? Hehehe!
BELDROEGA - Portulaca Oleracea - Planta Silvestre Alimentícia - vem sendo consumida ao longo dos tempos.
Meu medo é que a integridade física delas esteja sob ameaça. Vai que algum "panqueiro" ataque as minhas amadinhas onze-horas e as devore sem piedade! kkkk.
ONZE-HORAS - Portulaca Umbraticola  - Planta Ornamental - Possivelmente alimentícia.
Meu medo é que a integridade física delas esteja sob ameaça. Vai que algum "panqueiro" ataque as minhas amadinhas onze-horas e as devore sem piedade! kkkk.
ONZE-HORAS - Portulaca grandiflora - Planta ornamental Não Alimentícia - Pode ser ou é tóxica.


 PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais - São plantas silvestres ou selvagens, que brotam naturalmente e que, embora venham sendo consumidas  por algumas populações ao dos tempos, não são produzidas com regularidade comercial.    Exemplos: Serralha, Caruru, Bedro/beldroegão, Taioba, Bertalha, Trapoeraba e tantas outras.
Trapoeraba azul - PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais - São plantas silvestres ou selvagens, que brotam naturalmente e que, embora venham sendo consumidas  por algumas populações ao dos tempos, não são produzidas com regularidade comercial.  



Comentários