BELDROEGA, Uma Plantinha Medicinal e Culinária

PLANTA DO DIA - BELDROEGA, uma plantinha, medicinal e culinária.
Por nascer de forma espontânea e em qualquer lugar, muitos consideram a beldroega como mato ou erva daninha, mas não é. Essa plantinha tem o seu valor!

Por nascer de forma espontânea e em qualquer lugar, muitos consideram a beldroega como mato qualquer ou uma erva daninha, mas não é. Essa plantinha tem o seu valor!

BELDROEGA, uma plantinha, medicinal e culinária


Beldroega na alimentação humana

Desde a antiguidade a beldroega (Portulaca oleracea) tem sido usada na alimentação humana.
Ela é consumida crua ou cozida e toda a planta é comestível, até as sementes. Menos as raízes.
As folhas têm um sabor ligeiramente ácido e salgado e é consumido em grande parte da Europa, Oriente Médio, Ásia e México.
Desde a antiguidade a beldroega (Portulaca oleracea) tem sido usada na alimentação humana em saladas ou cozida e toda a planta é comestível, até as sementes. As folhas têm um sabor ligeiramente ácido e salgado e é consumido em grande parte da Europa, Oriente Médio, Ásia e México.   As folhas grossas e suculentas podem ser preparadas em conservas.

Beldroega- Porulaca oleracea - Planta alimentícia

 As folhas grossas e suculentas podem ser preparadas em conservas.

A Beldroega (Portulaca oleracea) também conhecida como Beldroega-comum, Verdolaga, Baldroega, Salada-de-negro, e erroneamente também é chamada de Onze-horas.
É cultivada, comercializada e consumida em diversos países. Nasce de forma espontânea na Índia, América do Norte e do Sul, incluindo o Brasil.


A beldroega(Portulaca oleracea) é utilizada também como planta medicinal. 

s folhas suculentas da beldroega têm mais ácidos graxos ômega-3 do que em alguns dos óleos de peixe.  Alguns estudos científicos já comprovaram a eficiência medicinal da beldroega para algumas dessas indicações populares.
Portulaca oleracea - Planta medicinal
É indicado, popularmente, contra problemas no fígado, bexiga e rins, combate o escorbuto.  É diurético e aumenta a produção de leite materno, a planta é usada para afecções dos olhos. As sementes, contra parasitas intestinais. É anti-antioxidante por ser uma fonte de vitamina C, anti-inflamatória, antifúngica e analgésica. As folhas suculentas da beldroega têm mais ácidos graxos ômega-3 do que em alguns dos óleos de peixe.
Alguns estudos científicos já comprovaram a eficiência medicinal da beldroega para algumas dessas indicações populares.



Apesar de parecida com a beldroega, é muito vistosa e tem flores bem maiores.  São cultivadas em canteiros, floreiras, vasos e jardins de qualquer tamanho. A planta se desenvolve facilmente, floresce o ano todo e não exige cuidados além de Sol e água.  É uma planta rasteira, de folhas suculentas e flores coloridas; rosa, amarelo, vermelho e branco.
Portulaca umbraticola.
Existe uma planta ornamental muito parecida com a beldroega. Ela é chamada de onze-horas e tem o nome botânico ou científico de Portulaca umbraticola. Apesar de parecida com a beldroega, é muito vistosa e tem flores bem maiores.
São cultivadas em canteiros, floreiras, vasos e jardins de qualquer tamanho. A planta se desenvolve facilmente, floresce o ano todo e não exige cuidados além de Sol e água.
É uma planta rasteira, de folhas suculentas e flores coloridas; rosa, amarelo, vermelho e branco.




Já a onze-horas (Portulaca umbraticola) que é uma espécie ornamental, cultivada em jardins, vistosa e de flores maiores, a Portulaca umbraticola, embora alguns afirmem que ela também é alimentícia, não posso dizer com certeza ou recomendar que ela seja consumida. Sugiro que se informe melhor antes de consumir essa planta!
Beldroega - Portulaca oleracea
Obs.: É possível que a espécie usada para fins culinário e medicinal seja apenas a planta silvestre, aquelas que nascem espontaneamente, e produzem flores miúdas não-atraentes, a Portulaca oleracea.  Já a onze-horas (Portulaca umbraticola) que é uma espécie ornamental, cultivada em jardins, vistosa e de flores maiores, a Portulaca umbraticola, embora alguns afirmem que ela também é alimentícia, não posso dizer com certeza ou recomendar que ela seja consumida. Sugiro que se informe melhor antes de consumir essa planta!


Alguém aí já provou ou fez uso medicinal dessa plantina?
Conte-nos a sua experiência com a beldroega.

A beldroega é utilizada também como planta medicinal.  Indicado, popularmente, contra problemas no fígado, bexiga e rins, além de combater o escorbuto. Quando cozido é diurético e aumenta a secreção de leite materno, o suco da planta é usada para afecções dos olhos e as sementes, contra parasitas intestinais. É anti-antioxidante por ser uma fonte de vitamina C, anti-inflamatória, antifúngica e analgésica. As folhas suculentas da beldroega têm mais ácidos graxos ômega-3 do que em alguns dos óleos de peixe.
Por nascer de forma espontânea e em qualquer lugar, muitos consideram a beldroega como erva daninha. Mas essa plantinha tem o seu valor.
Veja também: 


PORTULACA UMBRATICOLA - LINDA DEMAIS PARA SER COMIDA



 (Fontes da pesquisa: conhecimento pessoal, wikipedia, hortaeflores.blogspot.com, hortas.info. Fonte das imagens: ferramenta de pesquisa google)

Comentários

  1. Obrigado, excelente texto! Ajudou a retirar uma grande dúvida minha!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, David...fico feliz por ter ajudado, mas curiosa por saber qual era a sua dúvida.
    Um bom feriado pra vc!

    ResponderExcluir
  3. As duas são PANC's e podem ser consumidas, procure informações em sites como reflora e em herbários online :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário